Pplware

Um pouco de história – A Internet

Hoje resolvemos trazer um pouco de história. Não podemos limitar o nosso conhecimento ao que vamos vendo ou ouvindo dizer. Temos de alargar os nossos horizontes e aprender um pouco sobre uma das maiores invenções que a humanidade foi capaz de criar. E nada melhor do que “ver” um pouco da história da Internet.

Como puderam ver a Internet não nasceu apenas na Arpanet. É o resultado de um conjunto de “invenções” que o Homem foi criando e que se tornaram no que é hoje o maior repositório de informação alguma vez construída.

Mas e o que seria de nós sem esta ferramenta? Como seria a nossa sociedade sem a informação que a Internet fornece? Onde estaríamos hoje?

Mas para além de toda a informação que nos é dada de forma gratuita a Internet é também um local de diversão e distracção. Mas uma vez pergunto, como seria os nossos dias sem toda a interacção virtual que temos com os (supostos) amigos que temos nas redes sociais e sem os sites de vídeos e imagens que povoam grande parte da Internet?

Muitos estudos têm revelado uma triste realidade. Estamos cada vez mais dependentes da vivência que estamos a receber da Internet e estamos cada vez menos a socializarmos e a viver fora das barreiras que os computadores e a “rede”. Será que estamos a caminhar para uma sociedade cada vez mais dependente destes estímulos? Ainda sabemos sair de casa e conviver? Espero sinceramente que sim!

Estamos a transitar entre uma geração que assistiu à implementação da Internet para outra que a tem como um dado adquirido e que sempre esteve ligada. Nós, os mais velhos, temos vivências pré Internet, mas os mais novos sempre a tiveram presente. Quais as reais dependências que ela lhes impôs? Não vão eles acordar para uma realidade um pouco diferente demasiado tarde?

Parafraseando um anúncio de uma empresa… “Se eu consegui viver sem a Internet? Sim, mas não era a mesma coisa!”. E vocês, conseguiam viver sem a Internet? Acredito que sim, mas como seria diferente? Gostávamos de saber a vossa opinião!

Exit mobile version