O sistema de mensagens curtas que o Twitter disponibiliza está, tal como a generalidades dos outros serviços, exposto a ataques. Não costumam ser alvos os servidores, mas sim as contas dos milhares de utilizadores. A maioria desses roubos de identidade ocorrem quando estamos em redes estranhas e acedemos à Internet. Fazemos circular as nossas palavras passe em claro e sem qualquer cifra, resultado de serviços que não disponibiliza acessos em endereço https.
Ciente deste problema e depois de verem as contas de muitos utilizadores caírem nas mãos de estranhos, o Twitter resolveu passar a disponibilizar também aos seus utilizadores um acesso em modo seguro. Passa então a estar disponível a opção de acesso via HTTPS ao Twitter.
Este incremento de segurança era mais do que esperado depois de a maioria dos sites de serviços da Internet estarem a implementar e até impor esse acesso aos seus utilizadores. Surgiram nos últimos tempos algumas quebras de segurança em redes wifi não protegidas, o que levou a que muitos utilizadores vissem os seus dados capturados e posteriormente usados.
A forma de activarem esta nova funcionalidade é simples. Basta acederem à vossa conta do Twitter e no canto superior direito vão encontrar a o acesso às vossas definições. Aí dentro devem escolher a opção Settings. Em alternativa podem aceder a este link directamente. Na página de definições, no seu final, devem encontrar a opção Always use HTTPS. Activem-na e gravem a configuração.
O acesso por HTTPS está já disponível para todos os utilizadores que o pretendam activar, mas não está em todas as plataformas do Twitter. O acesso mobile (m.twitter.com) ainda não fornece a possibilidade de acesso seguro, mas o Twitter indicou que está a trabalhar no sentido de o disponibilizar com a máxima brevidade. Os acessos que as aplicações oficiais, desenvolvidas para iPhone e iPad, fazem ao Twitter dispõem já de acesso seguro. O Twitter anunciou ainda que pretende a breve prazo colocar esta opção activa em todos os utilizadores.
As aplicações de terceiros que foram entretanto desenvolvidas não devem estar preparadas para utilizar este acesso seguro, mas esperam-se que nos próximos tempos venham a surgir versões que estejam adaptadas.
Tal como fizemos aquando da disponibilização deste tipo de acesso por outros serviços (Google, Gmail e Facebook, por exemplo), recomendamos que activem de imediato esta opção. O acesso por HTTPS garante que as vossas credenciais sejam transmitidas aos servidores do Twitter cifradas e por isso, sem possibilidade de serem roubadas.