Pplware

TV Box piratas dão acesso a hackers aos equipamentos da sua casa…

Se há uns anos a pirataria era apenas ao nível do software, hoje em dia todo um sistema pode ser “pirateado”. Falamos das TV Box piratas, que permitem ter acesso a um conjunto vasto de canais, mas também abrem portas a pessoas mal intencionadas.

Quem o diz é a Agência Nacional de Telecomunicações brasileira (Anatel) que publicou um relatório sobre o tema.


Box piratas têm malware e vulnerabilidades de segurança

A Anatel divulgou na passada sexta-feira (23) o resultado de uma nova investigação que revela as vulnerabilidades em TV Box piratas. De acordo com o levantamento, as TV Box piratas permitem que agentes maliciosos tenham acesso aos dispositivos.

Os testes  mostraram que os produtos falsificados possuem softwares maliciosos que são capazes de permitir que criminosos assumam o controlo da box para a captura de dados e informações dos utilizadores, como registos financeiros ou ficheiros e fotos que estejam armazenados em dispositivos que estejam na mesma rede.

Segundo um membro da Anatel…

Além da presença de malware, foram também identificadas falhas de segurança no processo de atualização das apps, permitindo que toda a informação trocada seja capturada e modificada por um atacante mal-intencionado, possibilitando, assim, a instalação de app maliciosas nos dispositivos

Na prova de conceito, a Anatel verificou que os equipamentos que estavam ligados na mesma rede da box podem ser “invadidos e neles foram realizadas a execução remota de apps, ações de captura de ecrã (screenshot), visualização e gravação em tempo real do ecrã (screenshare), sem que o utilizador desse conta”, explicou Hermano Tercius, da Anatel.

Se tem uma TV Box pirata tenha a noção que pode estar a ser espiado. Isto não acontece apenas com Box piratas, pois qualquer software “pirateado” pode ter código malicioso ou código que crie backdoors e que permite o acesso remoto de terceiros. Cuidado!

Exit mobile version