Pplware

Tutorial: Saiba como recuperar o antigo Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, isso já toda a gente sabe. Mas, pessoalmente, o rede social de Zuckerberg peca por estar sempre a mudar de aspecto. Isto porque ainda nem estamos habituados a um estilo, já está tudo novamente a mudar e, não querendo ser má língua, algo me diz que é devido à concorrência… Mas adiante, eu até estava a gostar da última interface que o Facebook tinha mas, mais uma vez o Zuckerberg, quis dar-nos a volta e implementou a Timeline.

E se houvesse uma forma de recuperar o antigo Facebook? Existe? Então eu quero!

Se, ao abrir o seu Facebook, se deparou com a nova Timeline e detestou, não desespere pois há forma de mudar. Só necessita de um destes browsers: Google Chrome ou Mozilla Firefox. Infelizmente o Internet Explorer, Safari e Opera ainda não disponibilizam métodos para que consiga alterar a interface do Facebook. Portanto a primeira coisa a fazer, é ter um dos dois possíveis browsers.

Agora vamos por partes pois, para recuperar o antigo Facebook é necessário instalar alguns add-ons diferentes.

1. Alteração da Barra de Notícias

Chrome: Instale o add-on Facebook Classic

Firefox: Faça download do add-on Facebook Ticker Removal

Após a instalação, basta abrir a sua página do facebook e verificar as alterações

2. Desactivar as perguntas do Facebook

O facebook introduziu um novo serviço, que se desenvolve através da resposta a várias perguntas sobre os mais variados temas. Apesar de haver quem goste, e abuse, destas formas de entretenimento, também há aqueles que usam o facebook não apenas para passar o tempo, mas também com um objectivo mais profissional e uma forma de partilhar e adquirir conhecimentos. E este género de serviços acabam por ser um entrave à informação que desejamos ver neste género de redes. Assim sendo, vamos desactivá-lo!

Chrome: Faça download e instale o add-on Kill Facebook Questions

Firefox: Faça download e instale o add-on FB Purity

Após a instalação deste add-on, as alterações serão automáticas. Para as verificar basta aceder à sua página.

3. Veja as fotos no modo Clássico

Sinceramente a nova forma que a Timeline trouxe para a visualização de fotos, é uma cópia à forma do Google Plus e se achava a forma do G+ pouco atractiva, então acho que o facebook retrocedeu em vez de inovar. Se também não vos agrada a nova forma como vêem as fotos e preferem o modo clássico, eis o que têm a fazer:

Chrome: Faça download e instale o add-on Revert FB Photo Viewer

Firefox: certifique-se que tem o add-on Greasemonkey instalado, e depois faça download e instale o add-on Photo Theater Killer.

As alterações serão imediatas.

4. Recuperar o antigo Chat

As recentes alterações que o chat do Facebook sofreu foram, na minha opinião, para pior, pois quando entro num chat gosto de saber quem está para poder falar e não se aquela pessoa está mas é no telemóvel, ou aquela não está mas é a que falo mais, etc. Um chat é para se conversar e quero saber quem está disponível para tal. Assim, o modo antigo era, de longe, muito mais funcional. Vamos então recuperá-lo?

Chrome: Instale o add-on Get Back Old facebook Chat

Firefox: Instale o add-on Tidy Facebook Chat que mostra apenas os amigos online.

As alterações são imediatas.

5. Recuperar o Clássico botão ‘Comentar’

A imagem acima apresenta uma funcionalidade extremamente simples. Escreve-se um comentário e, no final, clica-se em Comentar. Mais simples é impossível e é isso que se quer. Mas Zuckerberg gosta de complicar e agora já não se pode escrever com parágrafos pois o ‘Enter’ automaticamente publica o comentário. Prefiro o antigo!

Chrome: Faça download e instale o add-on Facebook Comment Fixer

Firefox: Faça download e instale o add-on FB Purity

[via TheTechJournal]

Apesar de não ser possível recuperar o antigo facebook na sua totalidade, estas são as formas existentes de, pelo menos, alterar os serviços mais proeminentes que a rede social oferece e que mais utilizamos. Na verdade haverem estes add-ons pode ser também uma vantagem pois nem todos somos iguais e há quem goste de umas características e não de outras, e assim pode-se agradar a todos.

Caso conheçam outras alteranativas, partilhem!

Não se esqueçam também de visitar as nossas redes sociais Facebook, Google Plus, Twitter e Pinterest!

Exit mobile version