Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Primeiras configurações do RaspbianOS

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de  reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion, e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar  o RaspbianOS no mini PC hoje vamos aprender como realizar as primeiras configurações.

O PI demora pouco segundos até arrancar o sistema. Como referido em artigos anteriores, o PI é baseado no Linux Debian e como tal, no arranque é apresentada a informação sobre os módulos a carregar e serviços a arrancar.

Após o primeiro boot do RaspbianOS, o utilizador tem a possibilidade de proceder a algumas configurações básicas do sistema. Neste artigo explicamos cada uma dessas funcionalidades. De referir que a ferramenta de configuração pode ser invocada a qualquer altura.

Info

Selecionando a entrada Info, são fornecidas algumas informações sobre a própria ferramenta.

expand_rootfs

O expand_rootfs deve ser uma das primeiras configurações a realizar. Por omissão, o RaspbianOS apenas usa o espaço que necessita no cartão SD para o núcleo do sistema operativo. Para que a totalidade da memoria de armazenamento do cartão SD esteja disponível no sistema,  é necessário executar esta opção.

overscan

O overscan permite ajustar a imagem ao display, caso seja necessário. Para activar o overscan basta entrar na opção e escolher Enable.

 

change_timezone

Esta opção permite configurar o fuso horário. O utilizador deverá apenas escolher o país para que a data/hora se ajustem.

SSH

O SSH (Secure Shell) também conhecido como Secure Socket Shell é um protocolo/aplicação que permite de forma segura aceder remotamente, através de um PC ou outro dispositivo. Para activar, basta selecionar e selecionar enable.

boot_behavior

Por omissão, o RaspbianOS arranca em modo shell (linha de comandos). Caso pretendam que o mesmo arranque em modo gráfico devem activar esta opção e para a pergunta “Should we boot straight to the desktop?” devem  escolher a opção Yes.

configure_keyboard

Nesta opção podem facilmente configurar o Layout do teclado USB a usar.

change_pass

Permite mudar facilmente a password do sistema.

change_locale

Para definir o sistema de codificação a ser usado pelo sistema.

overclock

Por omissão, o processador ARM do Pi funciona a 700 Mhz. O Pi suporta actualmente overcloking podendo o processador chegar a 1 Ghz (versão turbo). Apesar de ser aconselhado a utilização do sistema sem overcloking , o RaspianOS permite que o utilizador experimente outras velocidades do CPU.

update

Por fim, o update permite verificar se o utilizador tem a ultima versão do RaspbiaOS. De referir, que para a realização com sucesso desta opção o Pi deve estar ligado à Internet via wired ou wireless.

Depois de finalizadas as configurações, o nosso PI está pronto a funcionar.

Exemplo do browser aberto e também da SHell para saber qual o IP atribuído ao PI para efectuar o acesso por SSH, via PC. De referir que para este exemplo, o PI foi ligado por cabo a uma porta ethernet (RJ45) do router wifi.

Por hoje ficamos por aqui. Espero que tenham percebido as opções disponibilizadas e que configurem da melhor forma o vosso PI. Para o próximo tutorial vamos mostrar como configurar a componente wireless, entre outras configurações. Estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Exit mobile version