Sempre que é realizada uma transferência bancária entre entidades bancárias diferentes, o cliente que recebe o dinheiro tem de esperar sempre um longo período até que o dinheiro fique disponível na sua conta. Mas as transferências vão passar a ser imediatas.
Quais os tipos de transferências bancárias?
Apesar de hoje existirem outros mecanismos de transferência de dinheiro, as transferências tradicionais continuam a ser bastante usadas. Segundo informação da DECO, existem dois tipos de transferências bancárias realizadas entre contas nacionais:
- transferências intrabancárias: a conta de origem do dinheiro e a conta para onde o mesmo é transferido são do mesmo banco;
- transferências interbancárias: as contas de origem e de destino do dinheiro pertencem a bancos diferentes.
Além destas, existem depois as transferências internacionais, usadas para enviar dinheiro para o estrangeiro.
Quanto tempo demora uma transferência interbancária?
No caso de uma transferência intrabancária, o dinheiro fica disponível de imediato. No caso de bancos diferentes, o dinheiro fica, normalmente, disponível no dia útil seguinte a ser dada a ordem de movimentação. Neste caso se pretende que a transferência se seja realizada o mais rapidamente possível, deverá fazê-lo antes das 15 horas.
A partir do dia 9 de janeiro de 2025, as transferências imediatas passam a ser gratuitas nos bancos europeus, onde se incluem os portugueses. Toda a informação está disponível aqui.
Atualmente já é possível fazer transferências bancárias, mas as mesmas têm um custo entre os 0,50 euros e os 2,50 euros.