Como temos vindo a informar, as transferências bancárias vão ganhar um conjunto de funcionalidades interessantes que garantem maior simplicidade e fiabilidade. A partir de hoje há uma novidade! Saiba do que falamos.
Transferências bancárias com confirmação de destinatário
Finalmente as transferências bancárias vão passar a identificar o destinatário. Esta funcionalidade, semelhante à que existe já no Multibanco, vai permitir, a partir de hoje, a quem efetua a transferência saber se de facto o destinatário é o correto.
A nova solução inclui duas funcionalidades de confirmação de beneficiário/devedor:
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Confirmação de beneficiário singular — que permite confirmar o beneficiário de uma transferência a crédito ou imediata, ao fornecer o nome do primeiro titular da conta de pagamento associada ao IBAN indicado. Esta funcionalidade será disponibilizada gratuitamente, pelos prestadores de serviços de pagamento, aos utilizadores de serviços de pagamento;
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Confirmação de beneficiário/devedor agrupada — que permite confirmar a titularidade de uma (ou mais) conta(s) de pagamento através da validação de pares NIF/IBAN ou NIPC/IBAN para transferências a crédito ou imediatas e débitos diretos, iniciados de forma agrupada. Esta funcionalidade poderá ser utilizada por empresas quando efetuam pagamentos de salários e a fornecedores ou quando processam débitos diretos.
Estas funcionalidades serão disponibilizadas aos utilizadores de serviços de pagamento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, nos diferentes canais onde estes efetuam transferências a crédito, transferências imediatas e débitos diretos: canais remotos (por exemplo, homebankinge aplicação móvel) e presenciais (por exemplo, balcões).
A partir do dia 24 de junho… serviço SPIN
No dia 24 de junho, será lançado um segundo serviço, o SPIN, que permitirá utilizar o número de telemóvel ou o número de identificação de pessoa coletiva do destinatário, em vez do IBAN, para iniciar transferências a crédito e transferências imediatas, facilitando a realização destas operações.
Estes serviços serão facultados aos prestadores de serviços de pagamento que participam no Sistema de Compensação Interbancária (SICOI), o sistema que processa a generalidade das operações de pagamento realizadas diariamente pelos particulares e pelas empresas em Portugal.
Ao disponibilizar estas soluções à generalidade dos prestadores de serviços de pagamento participantes no SICOI, o Banco de Portugal pretende contribuir para a sua adoção generalizada, em prol de um mercado de pagamentos mais conveniente, mais seguro e mais inovador, em cumprimento da “Estratégia Nacional para os Pagamentos de Retalho 2025”.