Ora aqui está um site bem pensado. Tracinho.com é um site que visa clarificar todas aquelas confusões ortográficas/gramaticais que envolvem o hífen, o chamado “tracinho”. Será fizeste ou fizes-te? Aqui não há dúvida. Mas andasse ou anda-se? Já depende do contexto.
Muito útil para enviar a todos aqueles que pontapeiam a nossa língua.
Foi por acaso que descobri este site, através de um amigo no Facebook. Como todos sabem, a Internet é sinónimo de liberdade de expressão, mas também traz consigo uma liberdade de escrita informal, sem grandes preocupações. Mas quando essa informalidade atinge a nossa língua, é hora de dar o sermão devido.
Tracinho.com é um site construído para este propósito muito simples: desambiguar expressões parecidas em que o “tracinho” faz toda a diferença, na fonética e no sentido.
Além de uma base de dados considerável contendo uma lista das chamadas “desambiguações”, pares de palavras com e sem hífen, o site permite ao utilizador adicionar novas desambiguações.
A cada desambiguação, incluindo as já existentes, é possível adicionar exemplos de utilização de cada um dos termos, por forma a clarificar a sua utilização.
São ainda dadas algumas dicas acerca da distinção entre dois termos similares.
Trata-se de um site muito simples, com design simples e cuidado e que pode ser utilizado de uma forma divertida para alertar para os erros gramaticais tão frequentemente cometidos na web.