Pplware

Tik Tok vai ser analisada pelo Comité Europeu para a proteção de dados

Apesar de ainda não ser tão popular como o Facebook, a rede social Tik Tok tem vindo a ganhar terreno. O conceito é interessante, pois tem como base vídeos curtos e com vários filtros e montagens.

Face à “liberdade” da rede social, o Comité Europeu para a Proteção de Dados quer ter uma visão mais completa das práticas do Tik Tok.


Tik Tok usa tecnologia de reconhecimento facial da  Clearview AI

O Comité Europeu para a Proteção de Dados (CEPD) vai examinar as práticas da rede social Tik Tok e alertou para o uso, pela polícia europeia, da tecnologia de reconhecimento facial da tecnológica norte-americana Clearview AI, revela a agência Lusa.

Para isso irá ser criado uma “uma equipa destinada a coordenar potenciais ações e obter uma visão mais completa das práticas do Tik Tok na União Europeia”.

A rede social pertence à empresa chinesa de tecnologia ByteDance. O Tik Tok é bastante popular no segmento dos mais novos e já estava em crescimento antes da pandemia provocada pela COVID-19. Durante o confinamento, esta rede social ganhou ainda mais adeptos.

De relembrar que, no passado, a rede social foi multada pela Federal Trade Comission, a agência norte-americana que garante os direitos dos consumidores, em 5,7 milhões de dólares (cerca de 5 milhões de euros), por guardar ilegalmente dados pessoais de menores. Relativamente à tecnologia de reconhecimento facial da Clearview AI, o CEPD admitiu “partilhar” das preocupações dos eurodeputados em relação a “certos desenvolvimentos”.

O regulador europeu considerou já que  “o uso de um serviço como o da Clearview AI pelas autoridades policiais na União Europeia corre o risco, tal como está, de não ser compatível com a legislação europeia de proteção de dados”.

Leia também…

Exit mobile version