Pplware

Spreadthesign – Dicionário da língua gestual

Língua Gestual Portuguesa é a língua gestual através da qual grande parte da comunidade surda, em Portugal, comunica entre si. É processada através de gestos, como o nome indica e a sua captação é visual.

A expressão “língua gestual” refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.

Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados. Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças consideráveis entre si.

Além disso, os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando necessitam comunicar com outros que utilizam uma língua diferente. Por isso, cada país terá a sua própria língua gestual.

Spreadthesign (Spread-the-sign ou “espalhe esta forma de comunicar”) é um projecto piloto do Swedish International Programme Office of Education and Training, suportado pela União Europeia. Este projecto nasceu com o fundamento de ensinar a comunicar com surdos através da sua linguagem, a linguagem gestual.

No site, pode aprender a traduzir esta língua em vários idiomas, tem vários vídeos que complementam de forma elucidativa este magnifico idioma. Poderá também saber mais sobre este idioma aqui, aqui e aqui.

Quero agradecer esta sugestão a uma amiga, Elsa Campos.

Posts relacionados:

Homepage: Spreadthesign

Exit mobile version