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Spoofing: PSP já recebeu mais de 50 queixas! Afinal o que é?

O aumento de burlas recorrendo a técnicas de spoofing levou a PSP a emitir um comunicado sobre o assunto nas redes sociais. Empresas como EDP, Via Verde e Worten têm vindo a ser usadas em fraudes com recurso a este tipo de técnica.


Tal como já referimos, aqui, o spoofing consiste na falsificação de uma entidade (e-mail, número de telefone, site, endereço IP, etc) por forma a dar uma aparência de legitimidade e de confiança naquele contacto, tendo em vista iludir a vítima.

Nos casos mais recorrentes registados pela PSP, que reportam “spoofing” de e-mail e de chamadas e SMS, o cibercriminoso, com recurso a sistemas informáticos, reproduz endereços de e-mail e números telefónicos, fazendo-se passar por entidades bancárias, empresas amplamente conhecidas ou instituições públicas, com o objetivo de obter os dados pessoais da vítima ou credenciais para fins criminosos.

Spoofing? Desconfie sempre…

A PSP deixa algumas dicas para que não caia nestes esquemas fraudulentos

 

Ao receber um e-mail ou outra qualquer comunicação que evidencie a prática de “spoofing”, deve ser informado o suposto remetente sobre o sucedido, no sentido de ajudar a impedir novos ciberataques deste tipo.

Podem fazê-lo nos sites das empresas visadas que, normalmente, possuem páginas onde é possível relatar “spoofing” e outros problemas de segurança.”

Denuncie todas as burlas, incluindo meras tentativas, à Polícia de Segurança Pública. Proteja-se dos criminosos que se protegem atrás de um ecrã!

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