Pplware

Serviços Web

A Internet transformou, e continuará a fazê-lo, a nossa vida como utilizadores de recursos TI. A evolução permanente deste meio agregador de conteúdos, surpreende pela sua imensidão. Existem serviços fantásticos online, gratuitos e de muita qualidade.

Conheço variados serviços, vou tentar reunir alguns dos mais básicos, certamente o leitor conseguirá deixar a sua sugestão podendo aumentar o leque de oferta.

SNIPURL Este serviço permite mascarar um endereço, tornando-o ao mesmo tempo mais curto, isto é imagine que tem um endereço muito longo, ao mandar por mail, ou mesmo quando quer referir esse link nalgum local por ser demasiado cumprido este torna-se pouco funcional e até pode dar azo a erros se não for devidamente escrito. Dentro destes serviço terá na sua conta os links originais e a respectiva equivalência. TinyURL Este serviço faz o mesmo que o anterior, mas ainda deixa o endereço mais pequeno. Se os endereços que mete ficam cortados perdendo o valor, então use esta ferramenta para deixar os links com outra aparência.

dwarfURL Este é outro serviço que transforma um endereço longo num pequeno e arranjado endereço. Depois de os “transformar” este nunca expiram, possibilitando um arranjo ou uma mascara eterna para determinados links.

Polaroize Polaroize é um serviço muito interess ante, se quiser dar um aspecto de fotografia polaroid às suas imagens então pode usar este scrip muito simples disponível neste lugar. Pouco há para dizer, apenas escolha a imagem a polarizar, defina a qualidade e execute, copie e utilize, simples.

BrowseatWork Este serviço permite-lhe ultrapassar algumas linhas de proibição que possa ter dentro da sua rede de trabalho. Nalgumas empresas, escolas e serviços públicos, as pessoas estão limitadas quanto à utilização da Internet, usando um proxy o utilizador pode contornar algumas dessas barreiras e navegar “quase” livremente. Este é um serviço, mas muitos outros existem, fica apenas o exemplo.

ResizR Tem uma imagem grande e precisa de a recortar? Está numa máquina sem um editor de imagem que lhe faça isso.. e não sabe como pode resolver? Então este serviço é para si. ResizR permite redimensionar uma imagem usando a web. Importe a imagem do seu PC ou directamente da Internet, escolha a largura da imagem e converta. O serviço é rápido e o nível de qualidade é aceitável. Permite também rodar a imagem.

FotoFlexer Ter um editor de imagem online também ajuda. Seguindo mais a fundo o passo anterior, imaginamos agora que precisamos de retocar uma imagem, ou mesmo elaborar um trabalho mais requintado, então o FotoFlexer vem mesmo a calhar. Neste serviço podemos importar uma imagem, alterar o tamanho, adicionar efeito, adicionar filtros de correcção, rodar, inverter, etc. Muitas possibilidades estão disponíveis. É um excelente serviço de edição de imagem.

Yotophoto Para quem gosta e fotografia e imagens este local é obrigatório. Se pretende usar essas fotos para expor, então tem de cuidar dos direitos de autor, mas existem milhões delas que foram disponibilizadas de forma livre, as chamadas imagens copyleft. Livres de direitos de autor, prontas a serem usadas sem que tenha de pagar para isso. Este motor de pesquisa faz isso mesmo, encontra este tipo de imagens.

Improve Your Images Esta ferramenta serve para melhorar as suas imagens. É um serviço mais restrito, apenas usa filtros para limpar algumas incorrecções que possam existir nas fotografias, por exemplo o efeito de olhos vermelhos, desequilíbrio de tonalidades cores, etc.

Zamzar Este serviço é fantástico, converte (quase) tudo o que possa imaginar. Seja imagem, vídeo ou ficheiros de dados este serviço tem sempre as possibilidade de conversão. Quer converter um .doc em .pdf? Então tem aqui a solução.Mandaram-lhe um .docx e não sabe como o converter? Não instale nada, converta online. Recolha vídeo de uma url e transforme imediatamente para um formato amigável, descarregue a conversão directamente no seu ambiente de trabalho. Ao fazer o registo o serviço dá-lhe mais recursos para conversão. Guarde bem este serviço.

Media Convert Media-Convert funciona sem inscrição e gratuitamente. Não tem de instalar nada e nenhum “software” específico é necessário. Penas necessitam do browser. Pode converter diversos formatos de ficheiros. Os ficheiros estão acessíveis 7/7 dias, 24h/24. Escolham o formato de entrada (o formato o vosso ficheiro), depois o de saída (o formato desejado), e enviam o ficheiro através do formulário e é só esperar pelo ficheiro convertido. Além disso pode dividir o ficheiro em partes com determinado tamanho.

WebMath É daquelas pessoas que detesta matemática? Não sabe multiplicar fracções? Problemas a calcular áreas? Então agarre-se a este serviço. Tem a “papinha” toda prontinha, é só usar. Para os estudantes este serviço é uma gota de mel no fel do dia a dia matemático. São dezenas de funções, cálculos, conversões e derivados.

ConvertIcon Este serviço é muito simples de entender e de usar. Se tem imagens que gostava que se tornassem num agradável ícone do seu ambiente de trabalho não precisa de procurar mais. Não necessita de instalar aplicações, siga apenas o caminho deste serviço.

Basta fazer o upload da imagem (PNG ou ICO) e esperar um segundo pelo link de download. Temos a nossa imagem pronta a usar com a correcta formatação .ico divirtam-se.

WebCAlc Aqui também de calculam valores. Mais simples embora mais especifico. Pode utilizar as categorias, seleccionar o tipo de cálculo e obter os resultados sem erro. Uma ferramenta importante no dia a dia.

WordPress Theme Generator Gosta de ser original, a sua página ou blog não pode estar naquele leque que todos usam? OK, simplesmente crie o seu template usando como base o WordPress. Altere as cores do template, o tipo de letra e a posição dos menus. Para ter a noção das potencialidades nada como usar e experimentar.

Digg Torrents Como o próprio nome indica, este serviço “escava” na Internet por torrentes, procura não só nos agregadores de torrents mas também em páginas que possam colocar links avulsos.

Live Search Maps Antes de viajar passe em revista o caminho por onde irá passar. Os mapas indicam-lhe além do caminho, obviamente, zonas alternativas de passagem, já que a imagem aérea o informa de outros pormenores. Este serviço é rápido e pormenorizado, pode imprimir rotas pré-preparadas. Serviço desenvolvido pela Microsoft. Google Maps Este serviço, à semelhança do anterior, também lhe permite pesquisar e visualizar mapas e imagens de satélite da Terra. É um serviço gratuito na web fornecido pela empresa Google. Actualmente, o serviço disponibiliza mapas e rotas para qualquer ponto nos Estados Unidos, Canadá, na Europa, Austrália e Brasil, entre outros.

Pic Resize 2.0 O Pic Resize é um dos sítios na Internet que permite redimensionar imagens no seu computador, mas uma breve busca no Google irá retornar muitos outros serviços semelhantes. Pode redimensionar a imagem para 75%, 50% ou 25% do tamanho original ou especificar uma largura e altura, em pixels ou percentagem. Para além disso pode seleccionar entre 12 efeitos para a imagem redimensionada, desde uma simples rotação, até escala de cinza. O formato da imagem final pode também ser escolhido pelo utilizador, entre JPG, GIF ou PNG. Depois, é só gravar e usar!

Serviços de partilha e alojamento Este post que o Pplware publicou reúne uma grande quantidade de serviços de alojamento online. Serve estes espaços para colocar à disposição de todos ficheiros dos mais variados tipos.

Agora vocês. Espero que juntem algumas das vossas opções web. Alargando esta oferta certamente alargaremos a qualidade do nosso trabalho usando a web.

Agregadores de Vídeo Agregadores de vídeo, contentores, depósitos, podem chamar-lhes o que quiserem, vieram para ficar. Quem não conhece o YouTube, o mais visitado da web. Mas quantos existirão para além dos mais mediáticos, quais os que darão melhor resposta às vossas pretensões?

Vector Magic Este serviços web permite-nos converter online imagens em formato compactado, como o JPG por exemplo, em formato vectorial. Este serviço tem uma óptima qualidade. Experimente.

Super Conversor Web!!! Este serviço é polivalente e multi funcional. Com ele poderemos fazer muitíssimas tarefas, podemos converter online vídeos do YouTube, oferece um serviço de conversão de unidades e ainda um serviço de alojamento de ficheiros temporários, onde lhe é solicitado um endereço para receber o link onde poderá fazer o respectivo downlod. Muitas outras funções poderão ser descobertas neste fantástico serviço que, só a título de exemplo, tem mais de 150 possibilidades de conversão dentro das categorias imagens, vídeo, áudio e dados.

O Baú das velharias… Este site reúne uma vasta quantidade de velharias, versões muitas delas do tempo da “Maria Cachucha”. Certo é que as versões evoluem mas nem sempre temos em casa máquina ou sistema operativo, que suporte a versão actual das diversas aplicações que necessitamos. Como o próprio site refere, nem sempre a versão mais actual é a melhor, e são vários os casos que certamente conhece.

Aqui pode recolher centenas, se não milhares, de aplicações ordenadas alfabeticamente, versões com link directo e sempre disponível do próprio site.

Vector Magic Este serviço online permite transformar as imagens em formato vectorial. Uma imagem vectorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vectores matemáticos para sua descrição. Num trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vectorial apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel.

RapidShare Search Engines Aqui poderão encontrar um resumo de vários motores de pesquisa que se alimentam do famoso agregador de conteúdos RapidShare. Tudo o que procura existe certamente neste agregador, tudo depende de como e onde procura.

Ponha a sua família na Internet! O meusparentes.com.pt é a nova plataforma para árvores genealógicas, investigação de antepassados e comunicação de famílias. Com uma utilização fácil e um visual atraente, o serviço promete fazer das árvores genealógicas uma experiência para as famílias na Internet.

Passe os seus MP3 favoritos para telemóvel Nesta página do serviço é possível converter as suas músicas favoritas para telemóvel. Basta fazer o upload da sua música em formato mp3 e de seguida escolher qual a parte da música mais lhe agrada, poderá ser o refrão por exemplo. Passados uns momentos terá um excerto de 20 segundos da parte da música que seleccionou. Há a possibilidade de fazer o download para o nosso computador, blog ou directamente através do telemóvel (também suporta iPhone).

File Dropper – É só largar e sacar… Claro que não é grande solução, mas é uma solução possível. Como há visitantes de fora de Portugal a queixarem-se de dificuldades para sacar desse “armazém” decidi tentar outras soluções, foi quando encontrei o File Dropper. Este site de armazenamento não necessita de registo, não pede qualquer informação nem qualquer endereço de e-mail, nem está (para já) bombardeado de publicidade.

drop.io – O seu local privado! drop.io é um serviço que lhe permite partilhar imagens, dados, vídeos, musica simplesmente definindo quem poderá ter acesso a estes conteúdos, quando quer que expire o link que construiu, se tem ou não password de acesso ao conteúdo, entre outras possibilidades.

Pode descarregar dentro da sua conta um vídeo por exemplo e utilizar o mesmo embutido no seu site, por exemplo. Além disso o serviço permite ter acesso a estas possibilidades sem ter de criar um registo com e-mail e todas aquelas exigências desnecessárias.

Mapas do Mundo… vá pelos seus dedos! Um dos serviços que mais tem crescido nas preferências dos utilizadores, são os mapas deste nosso planeta. Mapas que cada dia refinam o seu aspecto, logo tudo aparenta mais fiel, fotografias dos locais mostram o sitio certo, não há razão para se perder neste imenso pequeno mundo.

Exit mobile version