Pplware

SEO – Sabe o que é? – Parte 1

SEO - Pplware

SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de pesquisa é um conjunto de estratégias e técnicas com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento (organicamente) de um website nos resultados dos motores de pesquisa. Por organicamente queremos dizer que o mesmo é desenvolvido sem recurso aos anúncios pagos.

Quem desenvolve websites ou simplesmente tem um website próprio, sabe que o posicionamento do website nos resultados de um motor de pesquisa é algo fundamental para o sucesso do mesmo.

Para que isso seja possível existem várias técnicas e estratégias, sendo as duas principais o SEO (Search Engine Optimization) e SEA (Search Engine Advertising).

O objectivo deste e dos próximos artigos sobre SEO é “ensinar” estratégias e métodos para implementarem no vosso website ou simplesmente ficarem a saber como o SEO funciona.

A utilizadção de estratégias / técnicas SEO tem os seus prós e contras, dos quais destacamos:

Prós

Contras

Apesar termos enumerado apenas um “contra”, este é sem dúvida o ponto fulcral do SEO.

A vantagem do SEO é o facto de não ter custos directos para o proprietário ou programador do website,por custos directos refiro-me à necessidade de compra de palavras chave / keywords (anúncios adwords).

SEO vs SEA***

*** O posicionamento do website nos resultados de uma pesquisa através do SEA “obriga” a ter sempre o anúncio activo e saldo positivo na conta adwords.

Contudo e ao contrário do SEA (anúncios adwords), carece de muito mais trabalho na fase inicial e acompanhamento posterior, pois é necessário:

Tendo em consideração que se pretende ter o website no topo das pesquisas durante um longo periodo de tempo, o facto de a estratégia SEO não ter custos (adwords) é uma vantagem avassaladora.

No próximo artigo iremos abordar as “Keywords”, que é um dos maiores pilares numa estratégia SEO.

Nota: Algumas das informações presentes neste e nos próximos artigos sobre SEO são da autoria de Vasco Marques.
Exit mobile version