SEO (Search Engine Optimization) ou Optimização para Motores de pesquisa é um conjunto de estratégias e técnicas com o objectivo de potenciar e melhorar o posicionamento (organicamente) de um website nos resultados dos motores de pesquisa. Por organicamente queremos dizer que o mesmo é desenvolvido sem recurso aos anúncios pagos.
Quem desenvolve websites ou simplesmente tem um website próprio, sabe que o posicionamento do website nos resultados de um motor de pesquisa é algo fundamental para o sucesso do mesmo.
Para que isso seja possível existem várias técnicas e estratégias, sendo as duas principais o SEO (Search Engine Optimization) e SEA (Search Engine Advertising).
O objectivo deste e dos próximos artigos sobre SEO é “ensinar” estratégias e métodos para implementarem no vosso website ou simplesmente ficarem a saber como o SEO funciona.
A utilizadção de estratégias / técnicas SEO tem os seus prós e contras, dos quais destacamos:
Prós
- Investimento reduzido
- Credível
- Escalável
- Maior ROI (retorno de investimento) a longo prazo
- Sustentável
- Relevante
Contras
- Mais difícil e trabalhoso.
Apesar termos enumerado apenas um “contra”, este é sem dúvida o ponto fulcral do SEO.
A vantagem do SEO é o facto de não ter custos directos para o proprietário ou programador do website,por custos directos refiro-me à necessidade de compra de palavras chave / keywords (anúncios adwords).
SEO vs SEA***
*** O posicionamento do website nos resultados de uma pesquisa através do SEA “obriga” a ter sempre o anúncio activo e saldo positivo na conta adwords.
Contudo e ao contrário do SEA (anúncios adwords), carece de muito mais trabalho na fase inicial e acompanhamento posterior, pois é necessário:
- Desenvolver e executar uma estratégia
- Utilizar keywords certas
- Criar conteúdo original de qualidade
- Links Internos e externos funcionais e relevantes
<liQuestões técnicas sobretudo a nível de programação
Tendo em consideração que se pretende ter o website no topo das pesquisas durante um longo periodo de tempo, o facto de a estratégia SEO não ter custos (adwords) é uma vantagem avassaladora.
No próximo artigo iremos abordar as “Keywords”, que é um dos maiores pilares numa estratégia SEO.