Pplware

Secure Passwords – Um gestor de passwords…diferente

O assunto segurança é uma constante nos dias de hoje. Infelizmente são cada vez mais os serviços que numa ou noutra situação se vêm comprometidos e os dados dos seus utilizadores são acedidos e tornados públicos.

Para lutar com o problema da segurança existem algumas regras básicas que podem ser usadas, sendo a mais básica de todas a escolha de palavras passe fortes e que se tornam difíceis de quebrar.

O Secure Passwords é um gestor de passwords que podem usar para vos ajudar a ultrapassar este problema e garantir que têm passwords fortes e seguras.

Com o Secure Passwords vão poder gerar passwords fortes e seguras para acesso aos serviços que pretenderem. A sua utilização é feita através do browser e tem algumas particularidades que permite que seja usado para gerar e gerir as vossas palavras passe.

Para usarem o Secure Passwords, sendo devolvida uma palavra passe a ser usada no final, basta que lhe forneçam alguns dados, a serem usados na geração da password.

Um primeiro lugar é pedido o username que usaram para aceder ao serviço. De seguida é pedido o nome do serviço e por fim uma frase a ser usada. Estes três dados vão ser usados para, através da cifra BCrypt.

Uma vez que a password gerada é sempre a mesma, desde que mantidos os dados que foram fornecidos antes, o Secure Passwords pode ser usado para guardar, de forma não permanente, as vossas passwords. Basta que definam uma passphrase única e que vão alterando os dados anteriores, consoante o serviço a ser usado.

Na verdade o Secure Passwords é um misto de serviço e software, pois apesar de poder ser usado através do acesso ao site onde está disponibilizado, pode também ser copiado para a vossa máquina e ser usado em qualquer lugar ou situação.

O seu código está disponível no GitHub e por ser desenvolvido em html e javascript pode ser usado em qualquer tipo de alojamento ou até na pen que usam no dia-a-dia. O seu design está preparado para correr em qualquer plataforma, dispositivos móveis incluídos.

Experimentem colocar o Secure Passwords dentro da vossa pasta do Dropbox e passem a poder aceder-lhe em qualquer lugar e em qualquer situação. Já explicámos como o Dropbox pode ser usado como um servidor web e esta é mais uma das muitas situações em que o podem usar para mais do que simplesmente armazenar ficheiros.

Apesar de não ser um serviço/software desenhado para manter e guardar as vossas passwords, o Secure Passwords pode ser usado para esse fim. Garante-vos no entanto a criação de passwords seguras, usando um algoritmo forte e seguro, com a capacidade extra de poder ser usado em qualquer lugar e/ou ocasião.


Homepage: Secure Passwords

Exit mobile version