Pplware

Search On: A Google quer reinventar a pesquisa na Internet e sabe como o fazer

A Google e o seu motor de pesquisa são, sem qualquer dúvida, o centro da Internet e o ponto de partida para toda a pesquisa de informação. Este está constantemente a ser melhorado, para dar ainda mais ao utilizador e a tod aa Internet.

Com cada vez mais capacidade em vários campos, é natural que evolua e se torne mais capaz. Para isso o óbvio é usar a Inteligência artificial e a Google está à frente deste campo. Foi isso que mostrou no evento Search On.


Foi durante o dia de ontem que a Google partilhou como está a trazer novidades em inteligência artificial para os seus produtos, proporcionando às pessoas novas maneiras de pesquisar e de explorar informações de formas mais naturais e intuitivas.

MUM: O reinventar da pesquisa da Google

Foi na Google I/O deste ano que o MUM (Multitask Unified Model) foi anunciado ao mundo. Este foca-se por agora no Google Lens, com a capacidade de fazer perguntas sobre o que vê. O utilizador poderá tocar na imagem de um objeto e pedir ao Google para encontrar o mesmo padrão, mas noutro objeto diferente.

Esta pesquisa pode ser retirada da própria Internet e ser trazida para o mundo real. Poderá ser pesquisado qualquer objeto, com uma simples fotografia. Assim, retira-se do utilizador o problema de descrever as suas pesquisas, que passam a ser virtuais.

A inteligência artificial em todo o lado

Ao mesmo tempo, a Google resolveu melhorar a própria interface da pesquisa. Aqui entra novamente a inteligência artificial e o MUM, com a ideia de tornar a pesquisa mais natural e intuitiva. Será mais fácil explorar e compreender novos tópicos com “Coisas a saber”.

A Google vai entender como as pessoas costumam explorar os seus temas de pesquisas e mostrará as áreas que seriam observadas primeiro. Poderá ainda fazer um zoom dentro e fora de um tópico com recursos. Esta ferramenta chegará ao público nos próximos meses.

Também o vídeo terá uma atenção especial neste novo modelo de pesquisa da Google. Este recurso já era explorado, mas agora vai ter uma presença ainda maior. Com o MUM, será possível mostrar tópicos relacionados que não são mencionados explicitamente no vídeo.

Exit mobile version