Pplware

Screenfly – Teste sites em diferentes dispositivos

Depois de termos apresentado o Multibrowser, uma suite que permitia, entre outras coisas, visualizar páginas nos diferentes browsers disponibilizados, resolvemos apresentar mais uma solução para vos ajudar na validação do desenvolvimento de páginas web.

O Screenfly é um serviço web que vos vai permitir ver os sites que desenvolveram em diferentes resoluções e em diferentes dispositivos, quer sejam móveis ou mais fixos.

Com o Screenfly vão poder rapidamente verifica como são apresentadas as diferentes páginas web nos mais diferentes equipamentos. É uma forma simples de verificar se as páginas que estiveram a desenvolver estão adequadas a todos os dispositivos onde podem ser visualizadas.

O Screenfly usa um proxy para pedir e renderizar as páginas que pretendem ver nos diferentes dispositivos. Através deste proxy os pedidos são efectuados e apresentados como se de um desses dispositivos se tratasse. Esta funcionalidade permite que caso um site tenha um formato móvel para esse tipo de dispositivos ele seja apresentado e não o site normal.

O Screenfly permite que emulem quatro tipos de dispositivos. Um desktop normal, um tablet, um telefone ou um televisor. Cada uma destas categorias permite que escolham um tipo específico de equipamento e de resolução. Estão presentes 2 iPhones, 2 iPads, vários tablets Android e vários telefones com o mesmo sistema operativos. No caso das outras duas categorias apenas estão disponíveis diferentes resoluções.

Existe ainda a possibilidade de activar o scroll das páginas e de rodar o ecrã apresentado. Apesar de simular estes dispositivos, o Screenfly não permite activas as funcionalidades específicas destes.

O Screenfly não permite também uma completa interacção com os sites. Permite que naveguem entre os diferentes links de uma página, mas processos de autenticação ou download de ficheiros não são possíveis.

Vejam na galeria abaixo cada um dos tipos de dispositivos disponíveis.

anterior próxima

Utilizem este serviço para vos facilitar o processo de desenvolvimento de sites para os diferentes dispositivos e definições. Juntem-no à vossa lista de aplicações e serviços que usam para validar a forma como essas páginas são apresentadas e visualizadas.

É uma excelente ajuda num processo que cada vez mais é mais moroso e trabalhoso. As constantes novidades obrigam a que todos estejam preparados para novas avaliações e ferramentas como o Screenfly dão uma preciosa ajuda.


Homepage: Screenfly

Exit mobile version