Pplware

Sabia que declarar reforços do PPR no IRS dá direito a um benefício?

Com o final do ano é normal que se procurem alguns benefícios para usufruir no próximo ano. Sabia, por exemplo, que se declarar os reforços anuais do PPR no IRS dá direito a um benefício fiscal? Saiba quanto pode deduzir este ano.


Um Plano de Poupança Reforma (PPR) é um instrumento financeiro de longo prazo destinado a proporcionar uma poupança adicional para a reforma. Uma das principais vantagens dos PPR são as deduções no IRS, que, consoante a idade do subscritor, podem ir até aos 400 euros por ano.

PPR: Qual o benefício fiscal em sede de IRS?

O valor máximo do benefício fiscal varia em função da idade:

DE referir que um casal pode subscrever, em conjunto, um único PPR. No entanto, no caso de se constituir dois PPR, cada um terá direito ao seu próprio benefício fiscal.

Relembra a Deco Proteste que o Governo prolongou até 31 de dezembro de 2024 o regime excecional que permite aos participantes dos PPR, dos PPE (planos poupança-educação) e dos PPR/E (planos poupança-reforma/educação) resgatá-los sem penalização até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (480,43 euros, em 2023, e 509,26 em 2024).

Se quiser usar o PPR como um produto de poupança que lhe permita resgatar o dinheiro quando quiser, não pode fazer deduções fiscais

Exit mobile version