A cibersegurança é hoje uma das áreas fortes do segmento da tecnologia. Nesta área, para que se mantenham infraestruturas, pessoas, processos e ativos seguros, é importante que existam estruturas para o efeito. Sabe o que é um CSIRT? Se não, nós explicamos.
CSIRT significa “Equipa de Resposta a Incidentes de Segurança Informática”. Na prática, trata-se de um grupo de pessoas especializadas e dedicada a responder a incidentes de segurança cibernética dentro de uma organização.
A função esta equipa é identificar, analisar, e responder a ameaças ou ataques que possam comprometer a integridade, a confidencialidade ou a disponibilidade dos ativos digitais e informações sensíveis de uma empresa.
Principais funções de um CSIRT:
- Monitorização e Deteção
- Monitorizar os sistemas e identificar atividades suspeitas que possam indicar incidentes de segurança.
- Análise de Incidentes
- Avaliar a causa, o impacto e a extensão de cada incidente de segurança.
- Resposta a Incidentes
- Conter, mitigar e eliminar ameaças, além de restaurar os sistemas afetados para a normalidade.
- Recomendações Preventivas:
- Sugerir melhorias e corrigir vulnerabilidades para evitar incidentes futuros.
- Formação e Consciencialização
- Treinar colaboradores e promover uma cultura de segurança dentro da organização.
As vantagens de uma organização ter uma equipa de resposta a incidentes são várias. Existindo uma equipa pode também ser realizada uma mais rápida resposta a incidentes, minimizando os danos e o tempo de recuperação. Outra vantagem é a melhoria contínua da segurança através da análise de vulnerabilidades. Além disso, a existência de um CSIRT dentro de uma organização também ajuda/força, que a mesma esteja em conformidade com normas internas e externas e legislação.
De referir que a existência de uma equipa de resposta a incidentes traz também vantagens competitivas e contribuiu para proteger a imagem/reputação da organização. Em Portugal existe uma Rede Nacional de CSIRTS, cujos objetivos são os seguintes:
- Estabelecer laços de confiança entre elementos responsáveis pela segurança informática de forma a criar um ambiente de cooperação e assistência mútua no tratamento de incidentes e na partilha de boas práticas de segurança;;
- Contribuir para criar indicadores e informação estatística nacional sobre incidentes de segurança informática com vista à melhor identificação de contramedidas pró-ativas e reativas;
- Criar os instrumentos necessários à prevenção e à resposta rápida num cenário de incidente de segurança informática de grande dimensão;;
- Promover a uniformização na classificação de incidentes de segurança informática;
- Contribuir para a promoção de uma cultura de cibersegurança em Portugal.
Num próximo artigo iremos falar sobre um modelo de avaliação de maturidade CSIRT e as respetivas dimensões de avaliação.