Pplware

Rede MULTIBANCO: Em 2022 foi registado um máximo histórico

Os mais recentes dados do SIBS Analytics, relativos à rede Multibanco, revelam que o consumo em Portugal, no mês de dezembro de 2022, aumentou face ao ano anterior, registando-se um crescimento de 20%.

O avanço foi, contudo, mais expressivo nas compras online: aumentaram 31%, em 2022, enquanto as compras físicas registaram uma subida de 19% face ao período homólogo de 2021.


Rede Multibanco: 23 de dezembro com 365 transações por segundo

365 transações por segundo na rede Multibanco. Este foi o pico de operações (compras físicas + compras online + levantamentos) atingido em 23 de dezembro de 2022, às 12h12, e que representa um máximo histórico na Rede MULTIBANCO.

Os dados do SIBS Analytics, mostram que, a 23 de dezembro, foi também o dia com o maior número de compras físicas diárias na Rede MULTIBANCO, com 82 pontos base acima da média diária do ano, ou seja, quase duplicou o número total de compras face à média do ano.

Quanto ao valor médio por compra (física e online), este registou um decréscimo de 2,6% face a 2021, situando-se nos 36,30€.

O comércio online continua a registar uma trajetória de crescimento: os pagamentos online já pesam 15% do total de pagamentos verificados em dezembro de 2022, mais um ponto percentual do que no ano anterior.

O MB WAY continua também a ser cada vez mais uma escolha dos portugueses na hora de pagar as suas compras, algo que é visível tanto nas compras online como nas compras físicas. No último mês de 2022, um período tipicamente marcado por um número elevado de transações, os pagamentos em loja através do MB WAY cresceram 5x face ao período homólogo de 2020 e as compras online registaram um incremento de 3x face ao mesmo período.

Os dados do SIBS Analytics permitem aprofundar a análise do consumo fora de casa, com o número de compras físicas realizadas pelos portugueses no estrangeiro durante o mês de dezembro a registar um crescimento de 57% face ao período homólogo. Já o número de compras com cartões estrangeiros em Portugal cresceu 60% em relação a dezembro de 2021.

Exit mobile version