As fraudes que tiram proveito dos canais digitais têm vindo a aumentar. Nesse sentido, todo o cuidado é pouco e a literacia é, sem dúvida, uma “arma” no combate às ameaças. Atenção à fraude que circula em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
ANSR e Ministério Público alertam para Burla
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou para a recente circulação de emails fraudulentos que se apresentam como oriundos da ANSR e da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. Estes emails notificam os destinatários sobre a existência de coimas e incluem um link para o suposto pagamento.
Estes são casos de “Phishing”, ou seja, tentativas de obter informações pessoais em nome de uma entidade oficial. Como se pode ler, o texto é ameaçador, definindo prazos para o pagamento e até a possibilidade de perda de pontos na carta.
A ANSR reforça que não deve clicar nos links contidos nesses emails nem realizar nenhum pagamento. As notificações da ANSR são sempre enviadas por correio físico.
Numa nota publicada na página da Procuradoria-Geral da República (PGR), é referido que esta campanha não é uma “mera campanha criminosa para obtenção de dados de cartões bancários”, mas sim uma “iniciativa mais sofisticada e agressiva”.