Pplware

Razer coloca um ponto final à sua loja online de jogos a 28 de fevereiro

Cerca de dez meses depois da sua abertura, a Razer acaba de anunciar que fechará a sua loja online de jogos, a Razer Game Store. A bem conhecida marca de hardware e acessórios para gaming, sem revelar os motivos da decisão, apontou já a data de encerramento. A efeméride terá lugar a 28 de fevereiro.

Curiosamente, na página em que anuncia a sua decisão, nas FAQs temos logo essa mesma questão, o porquê de colocarem um ponto final na Game Store. A resposta, contudo, é parca em pormenores.


Relembramos que esta loja de jogos foi inaugurada em abril de 2018. Assim, não perfaz sequer um ano de existência. Ainda que a empresa não tenha emitido um esclarecimento sobre os motivos que ditam o fim da Razer Game Store, de acordo com a publicação TechCrunch, esta não estaria a ser rentável.

A Razer Game Store vai fechar a 28 de fevereiro

Assim, esta loja que quis rivalizar com a Steam, nem com o seu sistema de incentivos terá captado o interesse dos jogadores. Pelo menos não na quantidade, ou com retorno suficiente para garantir a manutenção da sua loja de jogos. Agora, a gigante do gaming torna oficial esta difícil decisão.

Esta loja de jogos estava integrada no sistema de criptomoedas da gigante do gaming, a Razer oferecia zSilver em cada compra. Posteriormente, esta moeda digital poderia ser trocada por acessórios da própria marca como ratos, teclados, entre outros periféricos da sua autoria.

Recentemente também a Amazon colocou um ponto final à sua loja de jogos, associada aqui à plataforma de streaming, Twitch. A gigante norte-americana tomou esta decisão cerca de 18 meses após o lançamento da loja de jogos em questão. A motivação foi a mesma. A loja não gerou o lucro esperado.

O mundo gaming não aderiu à loja de jogos da Razer

Esta é a única ilação que daqui pode ser retirada. Perante uma grande diversidade de lojas e uma clara dominância da Steam, o setor não se revelou lucrativo para a Razer. Assim, a empresa sediada nos Estados Unidos da América decidiu investir noutras aéreas.

Ainda de acordo com a fonte supracitada, em 2017 (os números de 2018 ainda não são do domínio público) a Steam registou lucros na ordem dos 4,7 mil milhões de dólares. Valor que se converte em 4,2 mil milhões de Euros.

Em jeito de comparação, a Epic Games auferiu total de 3 mil milhões de Dólares durante 2018. São cerca de 2,7 mil milhões de Euros, provenientes sobretudo do estrondoso sucesso chamado Fortnite. Assim, torna-se fácil ver o enorme potencial lucrativo do setor. Algo que a EA Games descobriu com o novo Apex Legends.

A loja não singrou entre os jogadores

Uma oportunidade que escapou a este empresa e que agora, se concentrará em outras áreas. Contudo, a mesma afirma que trabalhará no sentido de trazer promoções para os jogadores. Para tal, utilizando o seu sistema virtual de créditos.

“Continuaremos a investir noutras formas de trazer conteúdos e de introduzir promoções através do Razer Gold, o nosso sistema virtual de créditos”.

Por fim, a Razer garante que todos os jogos adquiridos na sua loja de jogos continuarão a funcionar. Aliás, mesmo depois do encerramento desta. A empresa esclarece também vários outros pontos e FAQs na página de suporte.

Assim, se ainda tiver chaves de ativação, use-as até ao dia 28 de fevereiro.

 

Exit mobile version