Cada vez usamos mais os serviços cloud. São um garante de mobilidade e de segurança de dados. Qualquer um de nós já não passa sem uma conta gratuita e nas empresas são cada vez mais os responsáveis que querem ver os seus dados devidamente guardados num serviço profissional de cloud.
Então hoje vamos fazer uma compilação dos serviços que existem, que têm mais projecção, demonstrando o que valem actualmente.
No ano passado tínhamos feito o mesmo reconhecimento de mercado. Há vários serviços com características diferentes. Quando ao propósito de cada serviço é onde existe semelhanças entre todos: armazenar, guardar, transportar e segurar.
Assim, e tendo em conta que muitas marcas já adicionam um serviço de cloud à sua oferta de mercado, vamos perceber qual é o serviço mais atractivo, isto em termos de preço, espaço e ferramentas.
Em escrutínio vamos confrontar:
Mas qual é o melhor serviço?
Agora cada um tem de escolher, pois as necessidades variam de utilizador para utilizador. Há, contudo, alguns pontos a considerar: preço, popularidade e confiança.
- Quanto ao preço, pela tabela, não temos dúvidas que o serviço da Microsoft, o Onedrive, dá cartas e também é o serviço que tem por trás, seguramente, uma das mais poderosas empresas nesta área e uma que representa a excelência de serviços profissionais.
- Popularidade já é outra coisa. Por vezes as pessoas movem-se não pelo preço, não pela oferta, mas pela popularidade de um serviço. Actualmente, o Dropbox goza dessa popularidade, desse mercado alargado de quem percebe e de quem ouviu falar. Contudo, popular e com provas dadas no segmento profissional está o Google Drive, este deve ser um serviço também a ter em conta. Quem tem estado a crescer é o Mega que é cada vez mais a escolha dos utilizadores.
- Confiança, é aqui que temos de nos posicionar em primeiro lugar. Quando falamos em alojamento profissional, onde iremos colocar os nossos dados, onde estará a correr a BD de uma empresa ou onde estará o backup para os dias de aflição, não vamos pelo preço. A tranquilidade não tem preço. Não vamos pela popularidade. Os nossos dados não são um assunto cor-de-rosa. Queremos sim confiança, queremos que um dia, quando o nosso servidor encomendar a alma ao criador e tudo o que lá está estiver perdido, que as cópias locais não funcionaram… que ao instalar um servidor novo, instalar o cliente cloud na máquina e o puxar o backup do último suspiro da máquina… tudo funcione e esteja lá. Destaco claro a Meo Cloud, como serviço de confiança e por ser português. O Dropbox tem crescido de uma forma avassaladora, parcerias com as maiores empresas que gravitam na web e só por si é hoje um serviço de destaque na cloud. Claro que os serviços de cada ecossistema, como o iCloud da Apple, o Google Drive e ainda o Microsoft Onedrive são sempre uma mais valia no que toca a confiança.
Mas, como referimos, o utilizador poderá escolher um serviço para um determinado fim. Há quem tenha as fotos numa cloud, os ficheiros de música noutra e os documentos mais sensíveis numa outra. Para ter tudo junto, usam, por exemplo o serviço Otixo, o Jolidrive ou o odrive.