Já ouviu falar em cidades 15 minutos? Trata-se de um conceito de planeamento urbano que defende que os residentes conseguem aceder às principais necessidades diárias em apenas 15 minutos. Saiba quais as cidades “15 minutos” portuguesas.
Em apenas 15 minutos, a pé ou de bicicleta, a partir de casa, é possível chegar ao trabalho, escolas, saúde, lazer, e comércio. O objetivo deste conceito é criar comunidades mais próximas e autosuficientes, promovendo uma maior qualidade de vida, sustentabilidade e coesão social.
Cidades “15 minutos”: elementos principais
- Proximidade: Todos os serviços essenciais devem estar acessíveis sem a necessidade de longos deslocamentos.
- Sustentabilidade: Promove-se o uso de meios de transporte ecológicos, como andar a pé ou de bicicleta, reduzindo a dependência do automóvel e, consequentemente, as emissões de gases com efeito de estufa.
- Polivalência: Os bairros devem integrar diferentes funções, evitando a separação rígida entre áreas residenciais e comerciais, o que facilita a vida em comunidade.
- Segurança e qualidade de vida: A presença contínua de pessoas nas ruas aumenta o sentido de comunidade e contribui para a segurança e o bem-estar.
- Infraestruturas: Necessidade de boas condições para a mobilidade pedonal e ciclável, bem como de espaços públicos para convivência social.
O conceito foi popularizado pelo urbanista Carlos Moreno e tem sido aplicado em várias cidades
Ferramenta com dados open-source mostra “cidades 15 minutos” em todo o mundo
A ferramenta foi construída através dados “open-source” e mostra cerca de 10.000 “cidades 15 minutos” em todo o mundo. Dez cidades são em Portugal. São elas:
- Viseu
- Braga
- Coimbra
- Aveiro
- Faro
- Porto
- Póvoa de Varzim
- Viana do Castelo
- Guimarães
- Lisboa
As “cidades de 15 minutos” respondem aos desafios de mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida nas cidades contemporâneas.
Matteo Bruno, físico na Sony Computer Sciente Laboratories, e principal investigador deste estudo, diz ter ficado surpreendido com os resultados, por serem bastante díspares.