A conjugação das diferentes tecnologias que estão hoje em dia disponíveis na Internet permitem que se criem produtos e serviços adaptados às necessidades de cada um. Os códigos QR, como já diversas vezes vos mostrámos, permitem colocar um vasto conjunto de informação numa simples imagem, que pode ser lida por qualquer dispositivo móvel.
Um exemplo perfeito desta combinação entre as diversas formas de tecnologia é o que o serviço QRpedia fornece a todos os que o usarem. É a forma ais simples de criar códigos QR que apontam para artigos da Wikipedia.
Este novo serviço, criado em conjunto com o Museu e Galeria de Derby, na Inglaterra e Roger Bamkin e Terence Eden, autores de artigos da Wikipedia, permite que criem códigos QR, multilingua, para acesso directo aos artigos da Wikipedia.
A ideia primordial é disponibilizar códigos QR que vão ser colocados junto de todas as peças do museu e que vão apontar para os diferentes artigos que descrevem e ilustram essas peças. Graças à API da Wikipedia, esses artigos vão estar disponíveis no idioma de quem ler os códigos QR, permitindo uma experiência ainda mais rica para todos os que visitarem as diferentes exposições.
A forma de usar é extremamente simples e igual a qualquer outro código QR. Basta apontar o equipamento para o código QR e o software de leitura que o dispositivo móvel tem irá carregar e traduzir a informação. No caso dos códigos da QRpedia o idioma do terminal será também enviado para que a página da Wikipedia seja apresentada no idioma pretendido.
O serviço foi agora alargado e tornado público, podendo ser utilizado por qualquer pessoa. Existem já muitas outros organismos a usarem o QRpedia e a permitir a mesma experiência enriquecida a todos os que visitam esses museus. Exemplos desses locais são os Arquivos Nacionais do Reino Unido, o Museu da Criança de Indianápolis nos Estados Unidos e a Fundação Joan Miró, de Barcelona.
Se quiserem testar o serviço disponibilizado pela QRpedia basta acederem ao site e colocarem o link para o artigo pretendido na caixa disponível. Tenham em atenção que apenas são permitidos endereços da Wikipedia.
Depois de colocado esse link o código é gerado de forma automática, bastando copiá-lo para o poderem usar.
Vejam no vídeo abaixo de que forma o está a ser usado e as suas reais potencialidades:
Esta é mais uma excelente forma que foi encontrada para usar a tecnologia para nossa vantagem. Usando a tecnologia e os equipamentos que cada vez mais temos ao nosso dispor conseguimos aceder a um vasto conjunto de informação adicional, o que enriquece a nossa experiência e permite que tenhamos um complemento ao que podemos observar.