Este projeto, denominado Nuvem e desenvolvido pela Google, consiste num novo sistema de cabos submarinos transatlânticos que ligará diretamente Portugal aos Estados Unidos da América (EUA).
Segundo revela a ANACOM, o novo cabo submarino intercontinental da Google, batizado com projeto Nuvem, que incluí uma “amarração” intermédia nos Açores (ilha de São Miguel), será a primeira ligação direta entre EUA e Portugal (Sines), concretizando a conectividade de Portugal com todos os continentes habitados.
Projeto Nuvem: quanto custou e quem pagou pela amarração do cabo?
Apesar da boa notícia que é esta ligação, revela a Lusa que a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) questionou esta terça-feira se o Governo Regional dos Açores comparticipou a amarração do cabo submarino da Google na ilha de São Miguel e em que montante.
Pelo histórico é claro que não foi a Google que escolheu os Açores, mas sim os Açores que procuraram a Google, o que é perfeitamente legítimo. A questão é saber quanto é que isto custou à região, quem pagou e quais as implicações no cabo CAM [Continente—Açores—Madeira] que, pelo que é público, ainda não tem financiamento garantido