O Programa Cheque-livro é uma iniciativa do Ministério da Cultura, que tem como objetivo fomentar hábitos de leitura e incentivar a frequência de livrarias. A partir de hoje cerca de 220.000 jovens de 18 anos residentes em Portugal podem aceder a um cheque-livro, no valor de 20 euros.
A leitura de livros é uma competência essencial e um contributo fundamental para o desenvolvimento de uma literacia plena, entendida como a aptidão para compreender e integrar informação escrita na vida corrente, no mundo moderno.
Na edição de 2024, podem emitir o Cheque-livro todos os jovens residentes em Portugal, que nasceram nos anos de 2005 ou 2006. A escolha dos livros é livre, só não estando abrangidos livros escolares, dicionários, livros de apoio ao estudo e livros não editados em Portugal.
Programa Cheque-livro é muito fácil e rápido:
- Regista-te na plataforma com o Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
- Emite o teu Cheque-livro
- Visita uma livraria aderente
- Escolhe o teu livro, valida o ISBN com o livreiro
- Partilha as tuas leituras nas redes sociais #souleitor #chequelivro
Para as livrarias, cuja importância ultrapassa em muito o seu papel económico, participar o Programa Cheque-livro é uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade junto da população e de atrair novos clientes. As livrarias interessadas em aderir ao programa devem cumprir os requisitos especificados e registar-se na Plataforma Cheque-livro.