O primeiro reality-show da “vida virtual” já tem participantes. Numa iniciativa pioneira no mundo, cinco concorrentes terão de mostrar o seu potencial ao público português utilizando o Hi5 e o “kit de sobrevivência” fornecido pela organização da iniciativa para se promoverem.
Durante oito semanas, Carla, João Carlos, Ema, David e Álvaro, os finalistas dos mais de 6,5 mil candidatos, terão de superar os desafios propostos pela organização para que no final saia apenas um vencedor, o primeiro Ícone português.
Os obstáculos serão superados com recurso a um kit composto por um telemóvel, um carro, um Macbook, uma placa de acesso à Internet, 500 euros quinzenais e, obviamente, o Hi5. A cada quinze dias, a organização divulga um novo desafio e exclui o candidato que tenha conseguido o menor nível de popularidade junto do público. Automaticamente, esse concorrente passa o kit de sobrevivência a um candidato suplente que passa a integrar o grupo de candidatos. O primeiro desafio é anunciado na próxima segunda-feira, dia em que arranca oficialmente o concurso.A prestação de todos os candidatos é avaliada pela popularidade, um processo que passa pelo número de visitas obtidos no perfil do Hi5, pela adesão aos conteúdos publicados pelos concorrentes assim como pela estratégia adoptada por cada um na sua auto-promoção.
A iniciativa conta com o apoio da Ford, que aposta neste concurso para promover o novo Fiesta – o carro que os candidatos irão conduzir ao longo da iniciativa, que entrará no mercado em Outubro deste ano. O SAPO, a Apple, a Motorola e a TMN estão entre os restantes patrocinadores do Ícones, fornecendo aos candidatos, respectivamente, o acesso à Internet, um computador, um telemóvel e um cartão SIM.
Resta apenas salientar que o concorrente vencedor, que será conhecido a meio de Outubro, ganhará todos os elementos do kit, incluindo o novo Ford Fiesta.