Pplware

Precisa de um servidor Web? Conheça as nossas 5 sugestões

No Pplware já demos a conhecer os servidores web mais populares, versáteis e poderosos. Tudo o que é site/serviço online necessita de um servidor online, e neste segmento o Apache lidera destacado com cerca de 55%, seguido do IIS com 17% (valores de Janeiro de 2013, disponibilizado pelo site netcraft – ver aqui).

Hoje fazemos aqui uma pequena compilação de 5 servidores web que já apresentamos no Pplware.

1) Apache

Para quem não sabe, o Apache Web Server foi criado em 1995 por Rob McCool, que na altura era funcionário da NCSA (National Center for Supercomputing Applications). Este servidor web é distribuído numa variedade de plataformas, das quais se incluem  o Windows, Linux, Novel, Mac, OS/2 BeOS e, é provavelmente um dos servidores web mais seguro, eficiente e com melhor documentação.


Homepage: Apache

2) Lighttpd

O LigHTTPD tem vindo a tornar-se bastante famoso uma vez que é o servidor web 2.0 de sites como o YouTube,wikipedia e meebo. Considerado por muitos uma alternativa ao Apache, o LigHTTPD tem como principais características a segurança, performance e flexibilidade. É designado e optimizado para ambientes que necessitam de alta performance, com um reduzido consumo de memória e uma efectiva gestão da carga de CPU.


Homepage: LigHTTPD

3) Nginx

O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alta performance. O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005, e tinha como principal objectivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.

Segundo dados do Netcraft, em Fevereiro de 2013, o Nginx foi considerado o servidor HTTP que mais cresceu, sendo responsável por 12,81% dos servidores de HTTP.


Homepage: Nginx

4) IIS

Uma funcionalidade presente no Windows e que os developers Web usam com frequência, sobretudo se usarem a plataforma ASP.Net, é o Internet Information Services também conhecido somente por Servidor IIS. De referir que o Windows 8 vem com uma nova versão do IIS, a versão 8.


Homepage: IIS

5) Cherokee

Cherokee é um servidor HTTP (assim como o Apache, IIS, Lighttpd que permitem colocar conteúdo online como por exemplo sites, plataformas como o wordpress, Joomla, wikis, etc).

O Cherokee suporta um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam FastCGI, SCGI, PHP, CGI, TLS e SSL, virtual hosts, autenticação, , balanceamento de cargas (load balancing), compatibilidade com os logs do Apache, entre outras.


Homepage: Cherokee

Ao nível dos servidores Web para servidores, não existem muitas mais soluções (o Tomcat é também poderoso e muito usado). Todos eles têm características interessantes, mas sem duvida que o Apache. Projectos como o Nginx e LigHTTPD  têm vindo a crescer devido à sua versatilidade, flexibilidade e desempenho.

Das 5+1 soluções que apresentamos aqui, qual a vossa preferida?

Exit mobile version