Já ouviu falar em modelo MSP (managed service provider)? Este mercado está preparado para um crescimento contínuo, tendo em conta que a cibersegurança está no topo das prioridades corporativas.
As pequenas e médias empresas (PME) estão cada vez mais preocupadas em proteger os seus colaboradores, os seus dados e as suas aplicações na cloud contra os riscos digitais. Muitas das PME estão a tornar-se familiarizadas com o modelo MSP e como consequência, estão a tornar-se mais seletivas.
Tendo em conta o cenário atual de ameaças, as PME tendem a demonstrar interesse a compreensão das estratégias de segurança, nos serviços disponibilizados e nas ferramentas disponíveis, de forma a escolherem um parceiro para colaborar e assegurar a proteção das suas empresas.
De facto, muitas PMEs estão a fazer perguntas difíceis aos MSPs, tais como:
- Pode descrever que controlos de segurança e privacidade são adequados para o tratamento de dados pessoais ou sensíveis?
- Possuí provas sobre a eficácia dos controlos de segurança?
- Que métodos dispõe para a reparação, aplicação de patches e manutenção das tecnologias utilizadas?
- Que serviços de gestão do acesso ajudam a impedir o acesso não autorizado a aplicações e dados?
Neste cenário desafiador, os MSPs precisam de se destacar da concorrência do setor, que neste momento já oferece serviços comuns, como a autenticação multifatorial (MFA) ou a gestão de passwords.
O poder de oferecer a ferramenta de Single Sign-on (SSO)
À medida que os MSP continuam a impulsionar a diferenciação e a rentabilidade dos serviços, os serviços de gestão de acessos, como o SSO, proporcionam enormes ganhos de produtividade, poupanças de custos e benefícios de gestão de riscos.
Os MSP utilizaram o SSO de várias formas diferentes e ao ativarem o SSO para os seus clientes, como parte de uma estratégia holística de gestão do acesso. Quando combinam este serviço a outras tecnologias de segurança da identidade, podem:
Melhorar a postura de segurança da identidade
- Graças a esta ferramenta, os clientes podem eliminar a fadiga das passwords e o comportamento arriscado de reutilização de credenciais de início de sessão nas aplicações, uma das principais causas de violações de dados.
Criar fidelidade
- Ao melhorar os serviços de local de trabalho híbrido/remoto e ao reforçar o acesso às aplicações, os MSP podem não só reduzir as instâncias de Shadow IT, como também substituir e implementar novas aplicações em apenas um dia.
Reduzir os pedidos de assistência
- Os serviços SSO permitem a redução de reposições de passwords e bloqueios, e garante que as pessoas certas têm acesso às aplicações certas. Esta solução reduz o custo global para os clientes.
Essas são apenas algumas das razões pelas quais os MSPs devem utilizar o SSO como uma ferramenta para atrair novos clientes e reter os atuais.