Os ataques semanais globais aumentaram 7% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre do ano passado, com cada organização a enfrentar uma média de 1.248 ataques por semana.
Ciberataques aumentam no setor da Educação/Investigação
O setor da Educação/Investigação enfrentou o maior número de ataques, subindo para uma média de 2.507 ataques por organização por semana, o que representa um aumento de 15% em comparação com o 1.º trimestre de 2022.
A região da Ásia-Pacífico registou o maior aumento anual de ataques semanais, com uma média de 1.835 ataques por organização, o que representa um aumento de 16% face ao período homólogo. 1 em cada 31 organizações em todo o mundo sofreu um ataque de ransomware todas as semanas.
Embora o volume de ataques tenha aumentado apenas ligeiramente, temos assistido a várias campanhas sofisticadas de cibercriminosos que estão a encontrar formas de utilizar ferramentas legítimas para ganhos maliciosos, segundo revela a Check Point Research (CPR). Um exemplo recente foi a utilização do ChatGPT para a criação de código que pode ajudar os agentes de ameaças menos qualificados a lançar ciberataques sem esforço. A equipa da CPR também descobriu o Ransomware mais rápido alguma vez visto, o que demonstra como os atacantes continuam a cometer crimes cibernéticos.
Os CISO (Chief Information Security Officer) precisam de se concentrar no desenvolvimento e implementação de uma estratégia de segurança que elimine quaisquer pontos cegos e fraquezas em todo o panorama digital das empresas.
Para ajudar na proteção contra estes ataques, a Check Point Software fornece algumas dicas de defesa: Patches atualizadas, formação de sensibilização para a cibersegurança, utilizar uma melhor prevenção de ameaças, manter o software atualizado e a escolher a prevenção em vez da deteção.