Pplware

Play: O site de torrents que é impossível desligar

A guerra das entidades competentes contra a pirataria é conhecida de todos e nem os grandes projectos escapam. Depois da disponibilização tradicional de torrents, os principais sites de pirataria passaram a oferecer streaming de conteúdos usando o plug-in Torrents Time… mas mesmo assim é possível bloquear os serviços.

Agora apareceu o Play, um site de torrents que é impossível desligar.

Ao contrário dos outros sites de pirataria, o Play assenta na rede P2P Zeronet e faz uso da tecnologia de criptografia do Bitcoin e também no protocolo BitTorrent. Desta forma, o Play passa a ser o primeiro site onde os magnet links (usados para referenciar conteúdos disponíveis para download via redes peer-to-peer) passam a ser disponibilizados pelos próprios utilizadores, de uma forma descentralizada.

Principais vantagens da rede P2P Zeronet

Para perceber como tudo funciona, basta que acedam aqui.

 

Como usar o Play?

A primeira coisa que têm de fazer é descarregar o script em Phyton disponível aqui. Depois basta executar o script para que a nossa máquina passe a fazer parte da rede P2P para partilha do site. Como podem ver pela imagem seguinte, o site que estamos a partilhar está a ser “servido” por mais outras 97 máquinas de clientes.

Neste site temos disponíveis os serviços ZeroBoard, o ZeroTalk, Zero Blog, entre outros.

Para acederem ao Play basta que usem este link sendo depois apresentados os conteúdos disponíveis. Depois disso devem escolher o que pretendem e descarregar o respectivo torrent (neste caso continuam a precisar na mesma de um cliente de torrents).

Mais do que avaliar o conteúdo disponibilizado, que é ilegal, é destacamos o conjunto de tecnologias usadas nesta rede P2P que podem ser facilmente adoptadas para outros projectos que poderão trazer mais valor. Este é, sem dúvida, mais um projecto de referência na área da computação distribuída P2P.

Exit mobile version