Com uma taxa de entrega de 100%, impressão biodegradável e tracking inteligente, a ação irreverente da tecnológica arrancou sorrisos e reforçou a importância da entregabilidade no marketing digital.
No dia 1 de abril, a E-goi, plataforma de marketing omnicanal e inteligência artificial, surpreendeu o mercado ao anunciar o “Pidgital“, o primeiro e mais inovador sistema de envio de mensagens através de pombos-correio digitais.
O serviço, que prometia revolucionar a comunicação digital com um toque nostálgico e sustentável, incluía vantagens como:
- Taxa de entrega de 100 % (exceto em caso de extravio do pombo)
- Impressão biodegradável para reduzir o impacto ambiental
- Tracking 360º com registo de abertura e leitura graças a uma câmara no capacete do pombo
- Envio otimizado por IA, garantindo que o pombo entrega a mensagem no momento ideal
- Geolocalização em tempo real das rotas das aves
- Testes A/B com envio de dois pombos para comparação de eficácia
- Retargeting com um segundo pombo a reforçar a mensagem
A ação brincou também sobre termos técnicos do email marketing, garantindo que os “envios” tinham autenticação DKIM (para evitar adulterações), SPF (para impedir falsificações) e BIMI (para identificação visual do remetente).
Foi um lançamento real? Nem por isso…
Claro que era apenas uma brincadeira divertida para o Dia das Mentiras. Mas por trás do humor, a E-goi reforçou uma mensagem clara: a entregabilidade importa, e muito, no marketing digital.
A ideia do Pidgital surgiu para mostrar que, apesar de toda a tecnologia que desenvolvemos, não podemos perder a criatividade e o bom humor. Queríamos arrancar sorrisos e, ao mesmo tempo, reforçar o nosso compromisso real com a inovação, a IA e a automação omnicanal.
Explica Marcelo Caruana, diretor de marketing da E-goi.
Afinal, embora os pombos ainda não sejam a solução definitiva, a E-goi continua a garantir que todas as mensagens dos seus clientes cheguem ao destino certo, no momento certo… e sem risco de se perderem pelo caminho.