A versão 4.2 do Android trouxe uma funcionalidade que permite a qualquer utilizador tirar fotografias de 360º. Na verdade são diversas fotos distintas que depois são “coladas” e que criam um efeito de profundidade e de continuidade. É isso que o Photo Sphere faz.
A visualização destas fotos, usando o Photo Sphere e em modo 360º, estava no entanto limitada ao Android, ao Google Plus, ao Picasa e ao Google Maps. Mas desde o final da semana passada que podemos usar essas fotos em qualquer sitio web, com recurso a um simples código que pode ser usado por qualquer utilizador.
O Photo Sphere permite que as fotos panorâmicas e de 360º que tiram com o vosso Android (4.2 ou superior) sejam vistas de forma real, dando uma sensação de imersão e de profundidade, como se estivéssemos no local onde foram tiradas.
Até agora apenas podiam ser usadas e visualizadas no próprio telefone (Android) ou com recurso à sua visualização no Google Plus, no Picasa ou no Google Maps, com recurso ao plugin de visualização que estes serviços disponibilizavam.
Mas a Google resolveu disponibilizar esta forma de visualização de imagens ao público geral e para isso anunciou na sua conta oficial de Google Plus a forma de todos os poderem fazer.
O widget de visualização do Photo Sphere pode ser usado em qualquer site e para isso necessitam apenas de adicionar 2 pedaços de código. O primeiro é o script que implementa o widget do Photo Sphere e o segundo é a indicação da imagem a ser usada.
Para terem o widget do Photo Sphere no vosso site comecem então por copiar e colar o seguinte script na página onde o pretendem ter.
De seguida necessitam de definir a imagem a ser usada e alguns atributos, na sua maioria obrigatórios.
Para conseguirem o link da vossa imagem devem seguir as instruções abaixo:
Este endereço é o base da imagem (photo Sphere) que enviaram para o Google+ ou PicasaWeb. Para o descobrirem podem aceder ao visualizador de imagens photo sphere no Google+, mudarem para a vista normal (canto superior direito da imagem) e depois verem o endereço da imagem (botão direito do rato).
Os restantes parâmetros podem ser obtidos das propriedades da imagem, também dentro do visualizador de imagens do Google+.
Vejam o resultado final da utilização do widget de visualização do Photo Sphere num site. O código usado foi apenas o que apresentámos antes.
O widget irá então usar a função JavaScript para converter todos os elementos g:panoembed da página no visualizador interactivo.
Para ajudar todos os que pretendem explorar mais um pouco o widget de visualização do Photo Sphere a Google disponibiliza, como é normal, informação detalhada sobre como o fazer. Essa informação pode ser encontrada neste site.
Se quiserem testar as imagens panorâmicas que tenham na vossa conta Google Plus podem usar este site que, com recursos a várias API’s, consegue simular a utilização das vossas imagens no Photo Sphere.
Existem outras alternativas a este widget já disponíveis, tal como o Panoramio e até o Photosynth da Microsoft, mas com graus de dificuldade de utilização bem superiores ao widget do Photo Sphere agora disponibilizado.
Mais uma vez a Google facilita a integração dos conteúdos que temos nos seus serviços e permite que os apresentemos em qualquer página web, sempre com recurso às ferramentas que desenvolve e disponibiliza a todos os utilizadores.