Um dos últimos bugs que afetou o Google Drive deixou muitos utilizadores aflitos. Do nada, e sem nada que o fizesse prever, todos os ficheiros anteriores a maio de 2023 desapareceram. Ainda que limitado a um grupo pequeno de utilizadores, era preocupante. A Google trabalhou no problema e dá agora a solução a quem foi afetado no Drive. Saiba como fazer se foi afetado.
Depois do problema reportado, a Google iniciou de imediato a sua análise, para conseguir recuperar os ficheiros que tinham sido apagados. Este era um problema associado à versão 84 do Drive, mas que tinha um impacto grande. A solução surge agora e a gigante das pesquisas explica como reverter a situação.
- No seu computador, faça download da versão mais recente do Drive para computador (versão 85.0.13.0 ou superior).
- Execute a ferramenta.
- Abra a app Drive no seu computador.
- Na barra de menu ou na barra do sistema, clique no ícone do Drive para desktop
. - Pressione e segure a tecla Shift e clique em Configurações
. - Clique em Recuperar de backups.
- Quando a recuperação começar, verá uma das seguintes notificações:
- A recuperação começou
- Nenhum backup encontrado
- Se um backup for encontrado, após algum tempo receberá uma das seguintes notificações:
- A recuperação está completa
- Espaço insuficiente em disco
- Se não tiver espaço em disco suficiente, poderá liberar a quantidade necessária de espaço em disco e executar a ferramenta novamente.
- Se tiver um volume com mais espaço, poderá usar a interface de linha de comando (veja abaixo) para especificar um caminho de arquivo de recuperação diferente.
Assim que a recuperação for concluída, verá uma nova pasta na sua área de trabalho com os arquivos não sincronizados chamados “Google Drive Recovery”.
A Google disponibiliza ainda uma ferramenta para fazer a recuperação manual destes ficheiros, mas requer a utilização da linha de comando do sistema operativo. Esta tem um grau de complexidade maior e deve ser usada apenas por quem tem mais experiência neste campo.
É desta forma simples que todos os afetados pelo último bug do Google Drive podem recuperar os ficheiros perdidos. A Google alerta que o seu impacto foi apenas visível num grupo reduzido de utilizadores, mas que ainda assim se viram privados dos seus ficheiros por algum tempo.