Ora bem, uma vez que vivemos actualmente um momento de crise por causa dos combustíveis que tal arranjar soluções?
Já tinha pensado nesta ideia de partilhar o carro mas nunca a tinha visto em prática. O objectivo é aproveitar a boleia de carro de outras pessoas que fazem o mesmo percurso que nós. Já estão a imaginar as vantagens?
Bem, se partilharem o carro com uma única pessoa vão realizar metade das vossas viagens (uma vez levam vocês, outra vez leva a pessoa com quem partilham a boleia). Que acham? Dá para poupar?
Neste sentido foi criado o site CARPOOL, que permite a partilha de viagens. O sucesso desta iniciativa comunitária depende dos seus utilizadores.
Dicas e etiqueta para partilhas de sucesso:
- Determine sempre um itinerário e o respectivo horário das viagens que partilha;
- Estabeleça os pontos de encontro e a tolerância de espera (normalmente nunca mais do que 5 minutos);
- Seja sempre pontual. Se por algum motivo não o conseguir ser, avise sempre com toda a antecedência que lhe for possível;
- Se o seu caso for a partilha de viatura de forma alternada, chegue a acordo quanto à rotatividade;
- Estabeleça um acordo para a partilha das despesas onde devem constar sempre os valores e os prazos para entrega desses montantes:
- Informe os seus parceiros de faltas programadas como férias, idas ao médico etc.
- Evite desvios ao itinerário programado, a não ser que sejam previamente acordados;
- Tenha um plano alternativo e uma lista de todos os contactos envolvidos. Se o condutor actual ficou doente ou por outra razão não vai para o trabalho, deve existir o suplente que deve ser avisado e avançará no seu lugar;
Estabeleça também algumas regras base:
- Fumar, ouvir música, comer ou beber, etc. Discuta isto com o seu grupo ou parceiro pois certos hábitos poderão tornar-se desagradáveis. O uso de perfumes fortes, falar alto, reclamar sobre o trânsito etc. pode inclusive; ofender pessoas mais sensíveis;
- Conduza de forma responsável e tenha a viatura em bom estado, limpa e abastecida;
Verifique o seu seguro:
São considerados acompanhantes, todas as pessoas transportadas a título gratuito nos veículos seguros. Confirme junto da sua seguradora se a sua apólice tem cobertura para acompanhantes.