Por José Luís para o Pplware. O que faria se nascesse na era do Renascimento? Seria um altíssimo e ilustre nobre cheio de riqueza ou um simples bêbedo conhecido nas tascas locais? Talvez um ladrão? Isso cabe-lhe a si decidir, venha conhecer o mundo d’Os Reinos.
Os Reinos (ou RK – Renascense Kingdoms) é um MMORPG, que tem como base a era do Renascimento. Uma vez registado no jogo é lhe dado uma personagem (aleatória), no nível 0 e com ascensão até nível 4 (até ao momento).
Localização espacial/temporal:
O jogo, como já foi referido, desenrola-se na era renascentista, mais propriamente no ano de 1457 (os anos/dias do jogo correspondem a anos/dia reais).
Quanto ao espaço, já foi criada grande parte da Europa, começando em França, Itália, Espanha, Inglaterra, Turquia, Rússia, Portugal, etc., cada nação com a sua língua e existem ligações entre os países como na realidade à excepção da Inglaterra (devido ao mar).
No caso de Portugal, já existem várias cidades (não fictícias) e 3 condados – Porto, Coimbra e Lisboa – sendo estas cidades as capitais dos mesmos condados. Lisboa é a capital de Portugal.
Cidades:
Cada jogador nasce numa cidade (aleatória) da qual pode sair a partir do nível 1. Dependendo da cidade, está-lhe associada uma actividade: numa cidade com lago é possível pescar, numa cidade com pomar é possível apanhar fruta e numa cidade com floresta é possível recolher madeira.
Nas cidades existem uma série de edifícios úteis como a Casa do Povo (CP), mercado, igreja, propriedade (a nossa casa), bailiado e as tavernas.
Nota: As cidades são controladas pela CP e quem coordena a CP é um prefeito eleito pelo povo.
Tavernas (a essência do jogo):
As tavernas são a parte social do jogo, funcionam como “chats“, cada taverna possui 8 lugares, sendo 1 destinado ao taverneiro e outro reservado a nobres (condição que exige pagamento extra jogo) e os restantes lugares são comuns. Dependendo das cidades as tavernas podem ser muito ou pouco movimentadas.
Nas tavernas pode-se comer e beber cerveja “até cair p’ro lado“. Os jogadores falam entre si e muitas vezes fazem role-play (RP) com a sua personagem.
Nota: Pode-se sussurrar para uma pessoa em particular, falar na 3ª pessoa e oferecer rodadas. 😀
Fórum:
O fórum é outra das partes importantes, os admin têm vindo a “moldá-lo” para que tenha uma melhor interacção com o jogo, é aqui que se faz a maior parte do RP, desde festas a assuntos políticos, casamentos, de tudo um pouco se pode fazer RP.
Cada cidade tem o seu próprio fórum, e o personagem estando nessa cidade só tem acesso ao fórum da mesma, tendo de se mover para outra cidade para ver esse fórum, uma opção tomada recentemente pelos admin para dar mais realidade ao jogo.
Nota: Não é preciso um extra registo (nem é possível) para aderir ao fórum, isso faz-se com a nossa própria conta.
Falando dos níveis:
- Nível 0 – Aqui há pouco para fazer, basicamente é-se um “Zé Ninguém”, trabalhando na igreja e nas minas consegue-se facilmente a promoção a nível 1.
- Nível 1 – No momento da ascensão é nos dado a escolher um campo do qual podemos tirar o nosso sustento; há diversos campos à escolha (milho, trigo, vegetais, porcos , vacas e carneiros). Por outro lado, pode-se não abdicar do campo e escolher ser vagabundo. Este é o nível onde começamos a comer comida mais requintada para nos dar inteligência, força e carisma necessários para a ascensão a nível 2.
- Nível 2 – Aqui, no nível 2, no momento da ascensão é nos dada uma profissão a escolher (pode-se ser: Carpinteiro, Ferreiro, Moleiro, Padeiro, Carniceiro ou Tecelão) cada um com os seus afazeres. Depois dos requisitos necessários e mente decidida sobre qual via seguir, parte-se para o nível 3.
- Nível 3 – Se nos níveis anteriores ainda se trabalhava no “sujo”, aqui começa a boa vida, na ascensão de nível é nos dado uma via a escolher a partir das 4 vias disponíveis: via maior do Estado (com a sub-via menor Militar), e a via maior Religião (com a sub-via menor Ciência, ainda não codificada). Depois de escolhida a via parte-se para o conhecimento da mesma. E onde? Na universidade, durante vários dias tem de se aprofundar os conhecimentos da nossa via. Segundo a ordem de vias descritas acima pode-se ser funcionário público, dando certos pontos às cidades e condados, Chefe de exército, podendo construir o seu próprio exército. Padre, este pode celebrar a missa, ser bispo, diácono, etc e médico (ainda não codificado).
- Nível 4 – Este é um nível recentemente criado, poucas informações se sabem, mas quem chegar cá obterá a vida de luxo por todos desejada. Aqui o objectivo é obter Pontos de Luxo (PL). Neste nível pode-se construir uma mansão (dispendiosa), contratar empregados e comer diversas especiarias restringidas a este nível.
Curiosidades:
- O jogo (para os mais atarefados) necessita no máximo de 2 minutos por dia;
- A moeda usada no reino português é o cruzado (cz);
- Pode-se enveredar por uma actividade (não profissional) de assaltante 😀 ;
- Quem comanda o condado é um conselho eleito pelo povo perante listas candidatas;
- Tem de se comer todos os dias, senão a falta consecutiva de alimento leva á morte do personagem ao fim de 3 dias (ficando assim durante 15 dias com a possibilidade de ressuscitar);
- Para prevenir o caso de cima, caso alguém tenha de ficar ausente durante uns tempos sempre se pode colocar em retiro, onde será alimentado sem custos até um período máximo de 3 meses, após isso o personagem é erradicado.
Eu sou o personagem “penteado23”, resido em Leiria e sou ferreiro. Qualquer dúvida podem perguntar por aqui ou mensagem no jogo. Espero-vos lá!