Pplware

Operações da PSP no Hi5

Agentes da PSP colocaram num site da Internet fotografias de operações policiais realizadas no bairro Cova da Moura. As imagens são acompanhadas de comentários jocosos como «mais um dentro» ou «acabem com os mitras». Associação está chocada e PSP promete investigar

Fotografias de operações da PSP divulgadas na Internet e acompanhadas de comentários jocosos de agentes da corporação chocaram o presidente da Associação Espaço Jovem e serão averiguadas pelas autoridades para apurar responsabilidades, noticia a Lusa.

As imagens são na sua maioria de operações que decorreram no bairro da Cova da Moura, na Amadora, e terão sido tiradas e colocadas no site Hi5 por elementos da PSP.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da associação Espaço Jovem, da Amadora, mostrou-se revoltado com a divulgação das fotografias na Internet, enquanto o porta-voz da Direcção Nacional da PSP, Hilário Cunha, garantiu que a situação vai ser averiguada e os envolvidos responsabilizados.

As fotografias mostram jovens algemados dentro de carrinhas da PSP, outros a serem levados pela rua ou encostados contra uma parede, com os braços para cima, a serem revistados e ainda outros deitados no chão.

A acompanhar as imagens estão comentários como «Acabem com os mitras», «Força companheiros», «Mais um dentro», «Abram alas p’ro choque!!» e «Só é pena algumas caírem para o lado».

«Estou chocado com estas imagens»

Numa pesquisa realizada Agência Lusa foi possível concluir que os autores de alguns comentários, que assinam com os nomes «António», «H» e «Domingos», são elementos da PSP e das Forças Armadas. Na sua página pessoal, esses elementos exibem também várias fotografias deles próprios com a farda de trabalho e em situações de treino, onde se podem ser vistos com armas automáticas, caçadeiras e junto a carros blindados.

«Estou chocado com estas imagens», disse Alcides Mendes, presidente da associação Espaço Jovem, da Amadora. «A missão da polícia é proteger e não estar a gozar com as pessoas. Os detidos irão responder perante um juiz pelo que terão feito, mas têm de ser respeitados, não gozados», sublinhou.

Contactado pela Lusa, o porta-voz da Direcção Nacional da PSP, Hilário Cunha, condenou a divulgação das imagens e garantiu que a situação vai ser averiguada e as pessoas responsabilizadas.

«Pelas fotografias não se vislumbra nenhum procedimento que possa considerar-se atentatório à dignidade e à integridade física dos elementos envolvidos. Contudo não podemos, nem devemos, aceitar a divulgação destas imagens. A Direcção Nacional vai averiguar e responsabilizar os autores da divulgação destas imagens», disse o porta-voz.

Recusando fazer mais comentários, Hilário Cunha disse apenas que também serão investigados os comentários e as fotografias das páginas pessoais onde são exibidas armas e treinos da PSP.

Homepage: Hi5

Exit mobile version