O alerta foi lançado há cerca de 8 dias, pois começou a circular um esquema fraudulento com o objetivo de roubar dinheiro. O atacante começa por enviar um “Olá Pai” ou “Olá Mãe” no WhatsApp de um número desconhecido, e pedia que fosse feita uma transferência.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, informou hoje da deteção do suposto burlão.
Burla do WhatsApp era feita por cidadão estrangeiro de 25 anos
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, no seguimento de informação da utilização de uma conta bancária, na qual estavam a ser depositados valores oriundos de burlas, através de mensagens de WhatsApp.
Este esquema fraudulento vitimou muitos cidadãos e tem sido publicitada como burla “olá mãe ou olá pai”. A PJ identificou e deteve um cidadão estrangeiro, com 25 anos de idade, como presumível autor deste tipo de burlas, em número ainda não totalmente apurado.
Reforçando os alertas já emitidos e verificando-se um número crescente de denúncias por aquele tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, em momento algum, satisfazerem pedidos via WhatsApp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares, em nome de quem são feitas as solicitações, de transferências de dinheiro.
Este tipo de esquema não é novo, mas circulou com força em Portugal. O Modus Operandi é simples! A vítima recebe uma mensagem no WhatsApp a dizer que é o filho ou filha e que precisa de dinheiro.
O “atacante”, que se faz passar por filho ou filha, começa por dizer que mudou de número e pede ao “pai”, que é a vítima, para lhe transferir um determinado valor via MB WAY. De relembrar que os ataques de Phishing continuam a ser o principal vetor de ataque em Portugal.