Pplware

O que é a IPTV e por que motivo é tão popular? Mas será que é legal?

Se explora a Internet ou tem amigos/ colegas “espertinhos”, já deve ter ouvido falar da alternativa que eles apontam como revolucionária para pagar menos pelos canais de televisão, incluindo os de desporto: a IPTV. Sabe do que se trata? É legal? Vamos esclarecer!


Primeiramente, importa saber o que significa IPTV. Esta é a sigla de Internet Protocol Television, ou Televisão por Protocolo de Internet, em português, e é uma forma flexível e económica de ver os seus canais favoritos em direto.

Com as operadoras de televisão a praticarem preços que não agradam aos consumidores, é natural que este tipo de alternativas se popularize, ganhando cada vez mais adeptos.

 

Afinal, o que é a IPTV?

Este serviço trata-se de um método de fornecimento de conteúdos televisivos por via de uma ligação à Internet. Pode substituir os meios tradicionais, como o cabo ou o satélite, e permite tirar partido do poder da Internet para transmitir canais de televisão em direto, bem como outros conteúdos multimédia.

O conceito é semelhante ao das plataformas de streaming, como a Netflix, com uma diferença importante: em vez das séries, filmes e programas que cada serviço decide disponibilizar, a IPTV oferece acesso aos canais de televisão comuns, em direto.

Além disso, mostra-os onde e quando o utilizador quiser, pois pode usá-la noutros dispositivos, além da TV, através de uma aplicação.

A IPTV distingue-se dos métodos televisivos tradicionais, pois os fornecedores entregam o mesmo conteúdo por meio de uma ligação à Internet de banda larga, em vez de o fazerem por via de cabos ou satélites.

 

Porque conquista tantos utilizadores?

Além da forma como entrega o conteúdo, a IPTV difere dos métodos tradicionais em termos de acesso e controlo de conteúdos, funcionalidades, interatividade, qualidade, fiabilidade e, mais do que tudo isto, custo.

Com um leque mais amplo de serviços além dos canais televisivos em si, como VOD (Video on Demand), catch-up e recomendações personalizadas, a IPTV é uma alternativa que pode agradar à carteira, por ser consideravelmente mais barata, permitindo, por exemplo, uma seleção de canais menos extensa.

A par do preço mais baixo e da lista de canais mais ajustada, a flexibilidade é muito apetecível. Afinal, a IPTV pode ser vista em qualquer dispositivo à escolha do utilizador, sendo suportada pela maioria deles.

 

“Não há bela sem senão”

Apesar das vantagens apelativas, a IPTV requer uma ligação constante e de qualidade à Internet. Se a ligação à rede for fraca, a qualidade e estabilidade do vídeo podem comprometer-se.

Em determinados momentos, como períodos de pico de utilização ou servidores do fornecedor de IPTV sobrecarregados, o serviço pode falhar, mesmo que a ligação à Internet seja de qualidade.

Não sendo necessariamente um senão, para optar por um serviço IPTV, precisa de uma smart TV, ou uma televisão inteligente.

 

A IPTV é legal?

Os serviços de IPTV são legais, se reunirem as licenças necessárias para operar no mercado. Normalmente, os fornecedores de IPTV mais conceituados mantêm-se dentro da lei.

Contudo, há fornecedores pelo mercado que funcionam sem essas licenças, transmitindo ilegalmente conteúdos protegidos por direitos de autor.

Enquanto a IPTV legal paga os direitos de transmissão dos canais e conteúdos que oferece aos utilizadores, o serviço pirata não possui qualquer autorização para transmitir esses mesmos conteúdos. Assim sendo, a utilização dos serviços de IPTV pirateados pode ser ilegal.

Caso queira trocar para uma IPTV, investigue as entidades que a oferecem e garanta que o serviços estão legalizados.

 

Exit mobile version