O Mega prometia abalar a Internet e mudar-lhe a sua face de uma forma tão radical que a passaríamos a ver de outra forma. Iria tornar a partilha de ficheiros algo tão seguro e fiável, deixando de estar sujeita a problemas legais ou de outro tipo.
A verdade é que se a afluência nas primeiras horas foi avassaladora, desde o dia do seu lançamento o Mega tem vindo a apresentar poucas novidades ou as prometidas revoluções. Para além do seu “concurso de segurança” nada mais foi feito.
Agora foi lançada uma extensão para Firefox que promete melhorar a utilização do Mega por parte de todos os que fazem deste browser o seu eleito.
A extensão agora apresentada apenas está disponível para Firefox e nem está na página de extensões para Firefox da Mozilla. O seu download deve ser feito directamente do site do Mega.
Desde a sua disponibilização que os utilizadores do Mega, que acedam através do browser da Mozilla são convidados a instalar e usar essa extensão nos seus browsers. A sua instalação não é obrigatória, mas o Mega recomenda que os utilizadores a instalem ou que mudem para o Chrome.
A nova extensão para o Mega não tem qualquer interface e pretende apenas melhorar a experiência de utilização para todos os utilizadores do Firefox que estejam a aceder ao Mega.
As principais melhorias que esta extensão tem associadas permitem que possamos descarregar vários ficheiros em simultâneo e sem qualquer limitação de tamanho, o que até agora não acontecia.
Claro que Kim DotCom veio ao seu terreiro preferido, o Twitter, anunciar esta nova extensão. Num simples Tweet anunciou que com esta extensão a velocidade de download de ficheiros passará a ser muito mais rápida. A forma de instalação estava também presente nesse Tweet.
Firefox is now #MEGA. Install our extension and enjoy blazing transfer speeds. On your next visit you will get an option to install it
— Kim Dotcom (@KimDotcom) 9 de fevereiro de 2013
Ainda esta semana foi anunciado o novo CEO do Mega, o advogado da Internet e empreendedor Vikram Kumar, também ele associado Às questões da Internet Livre.
Depois de ter atingido rapidamente o milhão de utilizadores, que em poucos dias carregaram mais de 50 milhões de ficheiros, o Mega começa a estabilizar e a prepara-se para apresentar as tão faladas e desejadas novidades.
Esta extensão é apenas o primeiro passo para a revolução que se espera que venha a trazer para a Internet e para o modo como guardamos e partilhamos os nossos ficheiros.