Pplware

O Dropbox quer que comentem todos os ficheiros que partilham

O Dropbox é um serviço que se tem sabido adaptar à concorrência e ao que ela oferece. Não se limita a copiar, mas cria as suas próprias novidades e oferece-as aos seus utilizadores.

A mais recente proposta vem dar um reforço importante a todos os que partilham ficheiro com outras pessoas, ao dar-lhes a capacidade de deixar comentários.

Um dos pontos positivos que o Dropbox teve desde o seu início foi a capacidade de serem partilhados ficheiros que estiverem na nossa conta. Não se limita a ser um ponto onde temos os nossos ficheiros, mas também é um local onde podemos alojar tudo o que queremos partilhar com terceiros.

Essa partilha pode ser feita de muitas formas, com o simples indicar do link para o ficheiro ou a partilha directa no cliente.

Mas o que agora foi apresentado, e está já disponível para todos, é a capacidade de deixarmos comentários directamente na página onde podemos aceder aos ficheiros partilhados.

Desta forma podemos trocar ideias, directamente no Dropbox, e assim contribuir, por exemplo, para a criação de um documento ou para um plano de férias bem detalhado.

Para usarmos esta novidade temos de partilhar um ficheiro com alguém, ou que alguém partilhe connosco, e na página disponibilizada vamos encontrar um campo de texto onde podemos deixar o que quisermos.

Mas esta novidade não se limita a aceitar comentário e tem algumas particularidades interessantes. Tornam-na diferenciadora e facilitam a utilização.

Em primeiro lugar podemos referenciar outros utilizadores com a simples introdução de um arroba antes do nome ou endereço de email, mesmo que não seja de um utilizador do Dropbox. De imediato é enviado um email com o texto e com o link de acesso ao documento.

Todos os comentários são de imediato partilhados com todos os que estão na lista de partilha. Claro que caso não pretendam receber essas mensagens podem simplesmente remover a subscrição.

Claro que também pode ser removida na totalidade a capacidade de deixar comentários. Basta que o dono do ficheiro e da partilha desabilite essa opção nas definições da própria página da partilha.

É algo que tem vindo a ser testado pelo Dropbox na sua vertente empresarial e que atingiu já a maturidade desejada para poder ser lançado em larga escala.

Esta é mais uma excelente funcionalidade que a equipa do Dropbox implementou e que qualquer utilizador pode usar de imediato, garantindo uma ainda maior integração entre os utilizadores, os seus contactos e os seus conteúdos.

Exit mobile version