Os números de valor acrescentado (NVA) são números de telefone que têm tarifas superiores às de chamadas normais, sendo usados frequentemente por empresas para serviços específicos, como apoio técnico, linhas de atendimento ou concursos. Qual o preço?
Estes números têm prefixos próprios e podem gerar custos adicionais significativos para o consumidor. Em Portugal, os mais comuns são os seguintes e, de acordo com a Deco, os preços são os seguintes:
Preços dos números de valor acrescentado
- 707 e 708: 9 cêntimos por minuto, com faturação ao segundo a partir do segundo minuto, para chamadas originadas nas redes fixas, e 13 cêntimos por minuto, com faturação ao segundo a partir do segundo minuto, para chamadas originadas nas redes móveis;
- 760: o preço máximo por chamada é de 60 cêntimos;
- 761: a chamada tem uma tarifa única 1 euro;
- 762: o custo máximo da chamada é de 2 euros;
- 808: 7 cêntimos para o primeiro minuto e, nos minutos seguintes, 2,77 cêntimos por minuto, no horário normal (dias úteis das 9h às 21h), e de 0,84 cêntimos por minuto no horário económico, definindo-se a tarifa ao segundo a partir do segundo minuto;
- 809: 2,58 cêntimos por minuto, com tarifa ao segundo a partir do segundo minuto.
Notas importantes
- Os preços podem variar conforme a operadora (MEO, NOS, Vodafone, etc.).
- É comum encontrar informações sobre os custos específicos nas faturas ou nos websites das empresas/entidades que usam os números.
- Para evitar surpresas, verifique sempre o custo antes de ligar, especialmente para números iniciados por 707 e 760, que são os mais caros.