Pplware

Nuances, a plataforma online para definir palavras

A Nuances representa as ligações entre a palavra escrita e cada pensamento individual.

Cada palavra tem o seu significado definido no dicionário, mas cada uma delas pode ter um significado individual, cada pessoa pode sentir cada palavra de maneira diferente.

Assim, surge a Nuances, uma plataforma online desenvolvida em Portugal, que tem como objectivo dar aos seus utilizadores a possibilidade de submeterem significados de palavras tendo em conta o seu próprio ponto de vista assim como experiências pessoais, tudo isto através de uma imagem, texto ou uma combinação de ambos.

O significado de uma palavra pode sofrer várias interpretações e cada pessoa sente cada palavra de forma diferente. Foi a pensar desta forma que três jovens, na ilha da Madeira, desenvolveram a plataforma Nuances, no âmbito do evento Imagine Camps, organizado pela Microsoft.

A Nuances dá aos seus utilizadores a capacidade de submeterem significados de palavras tendo em conta o seu próprio ponto de vista assim como experiências pessoais, através de uma imagem, texto ou uma combinação de ambos. Uma nuance é, então, toda a ligação entre um conteúdo (texto, imagem) e uma palavra.

Todo este conteúdo e todas estas nuances podem ser partilhadas nas redes sociais, neste momento ainda só no Facebook, mas daqui a pouco tempo irá ser possível também nas outras redes sociais mais conhecidas, como Twitter, Pinterest, Tumblr, etc.

A plataforma oferece ainda a possibilidade de redefinir uma nuance, por exemplo, é possível submeter uma definição de “Justiça” sob a forma de uma imagem, mas outro utilizador acha que essa imagem é mais indicada para definir “Lei”, e ainda um outro relaciona essa mesma imagem com “Balanço” e poderá passar por “Igualdade” ou Democracia”, e assim sucessivamente. No final, o resultado será uma colecção de palavras e definições interligadas de formas inimagináveis. O céu é o limite!

Com a Nuances os utilizadores podem então também procurar por palavras ou por definições e encontrar de tudo um pouco, criatividade, emoções, arte, sentimentos, piadas, etc.

A Nuances não é um dicionário normal nem apenas uma base de dados de palavras e definições. A Nuances representa as ligações entre a palavra escrita e cada pensamento individual. É a rede que liga o que um utilizador pensa acerca de algo com o que outra pessoa do outro lado do mundo possa pensar acerca dessa mesma coisa. E por isso mesmo se chama Nuances, pois é exactamente isso que representa, as diversas nuances de cada palavra.

Neste momento, a plataforma encontra-se ainda em fase de desenvolvimento. Toda ela está desenhada em inglês por forma a chegar a mais utilizadores a nível internacional, contudo, as nuances podem ser deixadas em qualquer língua e, dentro de dois a três meses, a plataforma estará traduzida em Português e em Espanhol.

Nuances

   

Exit mobile version