Depois da pequena revolução que houve com os serviços de alojamento de ficheiros na nuvem, alguns serviços continuaram a ajustar-se e a dar aos seus utilizadores algumas optimizações e melhorias.
O último caso surgiu da Microsoft e do seu SkyDrive. Foram recentemente anunciadas algumas novidades que tornam este excelente serviço ainda mais simples de usar e ainda mais integrado com outros serviços que estão disponíveis na Internet.
As novidades agora apresentadas não estão directamente ligadas com o SkyDrive, mas sim com a capacidade que temos de partilhar ficheiros com os nossos amigos e conhecidos.
Esta funcionalidade não é nova e existe já à bastante tempo. A novidade é a integração do SkyDrive com o Bitly e com o seu serviço de encurtamento de links.
Segundo as pesquisas realizadas, os endereços que o SkyDrive usava para a partilha de links, eram de tal forma grandes que em alguns casos nem cabiam num tweet.
A associação com o Bitly, num domínio próprio (http://sdrv.ms) permite que estes endereços sejam reduzidos em cerca de 40%.
A associação com o Bitly vai também permitir que os utilizadores possam fazer a gestão desses mesmos links e ter acesso a estatísticas de acesso, da mesma forma que o fazem actualmente com os domínios do Bitly. Basta adicionarem um + ao final do link para acederem a essa informação.
Outra das novidades apresentadas foi a implementação do OpenGraph nos links do Skydrive. Isto permite que sejam geradas miniaturas de imagens sempre que colocarem esses links em serviços como o Facebook, o que facilita a identificação dos documentos e dos seus conteúdos.
Estas novidades vão permitir que os utilizadores do SkyDrive consigam interagir com as pessoas da sua rede de forma mais inteligente e com maior grau de acesso à informação.
A integração com o Bitly dá um maior controlo sobre os links que partilham, não apenas no tamanho mas também nas estatísticas de acesso e o OpenGraph permite que os documentos ou imagens partilhadas em redes sociais e que estejam alojadas no SkyDrive, sejam mais facilmente reconhecíveis.
Mais um passo que a Microsoft dá e que permite distanciar o SkyDrive da concorrência directa e que também não tem estado parada.