O BlockChain é um conjunto de tecnologias que já apareceram há algum tempo. No entanto, nos últimos anos o blockchain tem vindo a ganhar enorme relevância para características que oferece. Já ouviu falar em Nonce BlockChain?
O termo nonce refere-se a um valor arbitrário que só pode ser utilizado uma única vez, sendo usado em contextos de segurança, como na criptografia, autenticação ou sistemas distribuídos. No contexto do blockchain, a cada bloco é gerado um novo nonce. O nonce ajuda a verificar a validade de um bloco e se o mesmo foi bem minerado
Cada bloco na blockchain contém informações como:
- Transações.
- Timestamp (marca temporal).
- Hash do bloco anterior.
- Outros metadados, incluindo o nonce.
Todos os dados do bloco (incluindo o nonce) são combinados e submetidos a uma função de hash que gera um identificador único, fixo e de comprimento específico.
A rede blockchain define uma “dificuldade” que determina como deve ser a hash resultante (por exemplo, começar com um certo número de zeros). Este nível de dificuldade ajusta-se automaticamente em intervalos regulares para manter o tempo médio de mineração constante (cerca de 10 minutos no caso da Bitcoin).
Os mineradores ajustam o nonce de forma iterativa e recalculam o hash até que encontrem um que satisfaça a condição de dificuldade. Este processo é baseado em tentativa e erro, dado que não há forma de prever o nonce correto.
Quando um minerador encontra um nonce válido, transmite o novo bloco para a rede. Os outros nós verificam o trabalho e, se válido, o bloco é adicionado à blockchain.
Por exemplo, o nonce utilizado no bloco 841.954 foi 3.983.795.221. Este valor foi o resultado do processo de tentativa e erro realizado pelos mineradores até encontrarem um hash válido que atendesse à condição de dificuldade da rede no momento.