Pplware

Nirvana: Getting Things Done

Seguindo a sugestão do nosso leitor RicardoResende nos comentários ao artigo acerca do Thingler, decidi analisar o Nirvana um serviço web de gestão de tarefas bem ao estilo GTD – Getting Things Done.

Dotado de uma interface muito simples e rápida sem recorrer a Flash, possui ainda uma interface móvel muito parecida com o iOS e de fácil utilização. Já não há desculpas para não fazer as coisas.

O Nirvana encontra-se actualmente em fase Beta e por isso o registo de contas é vedado a quem possuir um invite code. No entanto, e é para isso que a Internet serve, pode pesquisar por invite codes no Google. A minha pesquisa demorou alguns segundos e acabei por encontrar um no conhecido site DownloadSquad. Vamos então ao registo.

  1. Abra a página de registo.
  2. Introduza o seu e-mail e o seguinte código: “dwnldsqd”, sem aspas.
  3. Confirme o registo e receberá um link no e-mail o qual deverá confirmar.
  4. Continue os passos de registo.

E por fim será presenteado com uma interface no browser muito MacOS-like, se estiver no computador. Este serviço também tem uma interface móvel muito boa, muito parecida com o iOS.

Irei focar-me na interface completa no computador, mas as acções realizadas desta forma também são possíveis na interface móvel. Ambas as interfaces são muito rápidas, desprovidas de Flash, tudo à base de JavaScript.

Account Settings

Nas definições da sua conta, além de ser possível alterar os seus dados básicos como o nome de utilizador, password e avatar, é possível:

Preferences

As preferências tratam da cosmética da interface do Nirvana. Aqui poderá alterar o tipo de letra, a cor de fundo e esconder ou mostrar determinadas vistas.

Depois de personalizar tudo a seu gosto, é tempo de compreender melhor a lógica GTD do Nirvana. Na barra lateral esquerda possui 3 categorias de tarefas divididas em subcategorias:

  • Scheduled – As tarefas que se encontram agendadas para uma determinada data.
  • Later – As tarefas que espera completar mais tarde.
  • Someday – As tarefas que espera completar quem sabe, um dia, mas que pretende não esquecer.
  • Projects – Um projecto não é mais do que uma tarefa complexa composta por várias subtarefas. Pode criar um projecto pela interface do Nirvana ou mesmo arrastar uma qualquer tarefa para esta categoria – será automaticamente convertida num projecto.
  • Completed
    • Archive – A qualquer altura poderá arquivar uma tarefa, por exemplo, quando a completar. Qualquer tarefa desta categoria pode ser mais tarde recuperada e movida para outro lado.
    • Thrash – Param aqui todas as tarefas eliminadas. Pode recuperá-las até que elimine definitivamente o conteúdo do “lixo”.
  • Repare nos números que se encontram à frente de cada categoria – representam o número de tarefas nessas mesmas categorias. Explore a interface lendo todas as tarefas que já se encontram criadas, inclusive as do projecto Getting Started, que contêm algumas dicas úteis para a navegação e utilização do Nirvana.

    Agora que possui um conhecimento geral sobre o Nirvana, comece por criar uma nova tarefa na categoria Inbox.

    Algumas funcionalidades interessantes:

    Utilize atalhos de teclado para as funções mais básicas:

    Aqui fica um vídeo-tutorial focando os principais aspectos aqui falados.

    Este é sem dúvida um serviço muito versátil e bem mais completo que o Thingler, no entanto peca naquilo que o Thingler permite, a partilha. É possível exportar todos os dados de tarefas para um e-mail que nos é enviado, no entanto, não permite exportar para um formato standard, nem muito menos partilhar as nossas tarefas com outros utilizadores, seja através do site ou attavés das redes sociais.

    Para quem pretende um óptimo gestor web de tarefas, ao nível de uma óptima aplicação para Mac, e não precisa de partilhar, esta é sem dúvida a escolha certa. E lembre-se: Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje! Ou então não, com a ajuda do Nirvana!


    Homepage: Nirvana

    Exit mobile version