Para além de ser um dos melhores serviços de streaming de vídeo da Internet, a Netflix é também uma empresa que se dedica a criar soluções inovadoras para o seu negócio principal.
Um dos momentos em que esta criatividade é colocada à prova é no HackDay, um evento dedicado aos seus funcionários e onde estes apresentam as suas ideias e as visões para melhorar a empresa. Este ano não foi diferente e 3 projetos destacaram-se como possíveis ideias para melhorar o Netflix.
O HackDay é um evento criado pela Netflix onde é aberto o espaço para os seus funcionários darem largas à sua imaginação e apresentarem as suas ideias para melhorar ou reinventar este serviço de streaming.
Este ano voltou a ser um momento único e as ideias fluíram, mostrando a criatividade das suas equipas e, quem sabe, mostrar o que poderá ser uma funcionalidade padrão dentro de alguns anos.
Netflix também já chegou ao espaço
O primeiro projeto mostrou que o serviço de streming pode finalmente chegar a um dos poucos locais do planeta onde ainda não está presente. Depois de conseguirem chegar a 190 países, foi hora do Netflix subir e chegar também ao espaço.
Este projeto colocou um iPhone, com conteúdo Netflix descarregado, ligado a um balão meteorológico e levo-o a mais de 35 mil metros de altitude. A acompanhar estava também uma GoPro, que registou todos os momentos da viagem, e alguns aquecedores, que se destinavam a aquecer as baterias de lítio por estas não funcionarem em temperaturas de cerca de -60°C.
Altered Carbon também já tem uma página oficial
A série Carbono Alterado é uma das mais recentes propostas do Netflix e uma das que mais interesse tem gerado nos amantes de ficção científica. Para celebrar este sucesso, um dos projetos deste HackDay focou-se em toda a sua história e todo o seu ambiente.
Para isso recriou o cenário de Bay City, a versão futurística de São Francisco, onde toda a ação se passa. Esta versão 3D de Bay City transforma-se numa interface perfeitamente funcional e utilizável do Netflix.
Uma forma diferente de ver o Netflix, adaptada ao dia a dia
O último projeto apresentado é provavelmente o que mais probabilidade tem de incorporar o serviço numa utilização diária. Dedicou-se a tentar resolver o de usar a interface do Netflix nos transportes públicos, num ecrã vertical, e sem incomodar os restantes passageiros dos transportes ou os utilizadores dos locais que frequentamos.
Na prática, o que existe é uma alteração da interface do Netflix, que passa a poder ser controlada por gestos, sem termos de mover os braços e sem incomodar os restantes. Com o ecrã na vertical passamos a poder navegar nos filmes ou séries, bastando inclinar ou deitar o dispositivo móvel. Por agora só com o dispositivo na horizontal isso seria possível.
Este ano, e como é tradição, as ideias surgidas no HackDay do Netflix foram muitas e de qualidade. Muitas vão agora ser avaliadas e incorporadas no serviço, quer diretamente quer como parte das muitas componentes deste serviço.
Este dia aberto mostra muitas vezes a genialidade dos funcionários do Netflix e abre as portas para projetos internos que vão melhorar o serviço como um todo e até, em última instância, melhorar a utilização do serviço aos utilizadores.