A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas. Saiba como ativar.
Como ativar a Chave Móvel Digital?
Além do cartão de cidadão, o utilizador pode solicitar a sua chave móvel digital que permite a associação de um número de telemóvel e/ou e-mail ao número de identificação civil (NIC), para um cidadão português, e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O pedido da CMD pode ser realizado por cidadãos de idade igual ou superior a 16 anos, que não se encontrem interditos ou inabilitados, online ou presencialmente. Para ativar a sua chave móvel basta que aceda ao site autenticacao.gov.pt e seguir os passos. De referir que a chave móvel pode ser ativada via app móvel, autenticacao.gov, via portal das finanças e até através de uma videochamada.
A validade da CMD depende do tipo de documento de identificação que lhe está associado.
- Cartão de Cidadão tem a mesma validade do Cartão de Cidadão associado, e mais 30 dias para além dessa data de validade.
- Bilhete de Identidade tem a validade de 10 anos, e mais 30 dias para além dessa data de validade
- Passaporte, Título de Residência ou Cartão de Residência tem a mesma validade do documento ao qual está associado.
Quando renova o documento de identificação, não precisa de ativar uma CMD nova.
Com a Chave Móvel Digital é também possível assinar documentos digitais através da aplicação Autenticação.gov ou diretamente no seu browser.