O HTML5 é definitivamente uma caixinha de surpresas e veio para revolucionar.
Esta nova versão do HyperText Markup Language foi introduzida em Janeiro de 2011 e desde então que tem vindo a mostrar o seu grande potencial na construção de uma nova geração de aplicações web, apesar de ainda estar numa fase de expansão e exploração, já mostrou grandes qualidades e grande potencial para num amanha poder substituir de vez o Flash e, ou outras linguagens de programação.
Dos vários vários projectos que já se conhecem em HTML5, jogos, Cloud IDE’s, animações avançadas, etc, também está a potenciar, recorrendo ao WebGL, a criação de emuladores de algumas consolas bastante conhecidas.
O WebGL é um JavaScript API e foi criado pela Khronos Group em 2005 tendo como base o OpenGL ES 2.0, no entanto este API começou a ganhar força depois de um dos maiores programadores da Mozilla, Vladimir Vukićević, ter mostrado em 2006 um prototipo de processamento 3D recorrendo ao elemento Canvas do HTML5. A partir de 2007 a Mozilla e a Opera começaram a implementar este API nos seus browsers, e actualmente é suportado por todos os browsers conhecidos, menos pelo Internet Explorer.
Nos últimos tempos, tenho visto o HTML5 a proporcionar grandes projectos de processamento gráficos 2D e 3D, no entanto, há uns dias vi um video de um velhinho jogo, F-Zero X para a Nintendo 64, e lembrou-me os velhos tempos que passei a jogar este jogo, então fiquei com a curiosidade em saber se haveria ou não algum emulador em HTML5, após algumas pesquisas, encontrei este projecto bastante promissor, o n64js.
O n64js é totalmente feito em Javascript e recorre ao WebGL para processar os jogos da Nintendo 64.
Este emulador ainda está em fase inicial, apareceu há 3 dias, e neste momento ainda só suporta alguns dos primeiros jogos da Nintendo 64, como por exemplo o Super Mário 64, no entanto, os jogos são executados a um Frame Rate muito baixo, tornando assim os jogos lentos.
Browsers e versões suportadas
- Firefox: 15.0 e superior (Recomendado 17.0.a1).
- Chrome: 21.0.1180.79 e superior.
- Safari: Não funciona na versão 6.0.
- Opera: 12.01 (Têm de activar o WebGL no browser).
- Internet Explorer: Não funciona (Não tem suporte WebGL)
Como activar o WebGL no Opera:
Inserir na barra de endereços opera:config
Na barra de pesquisas do Editor, procurar por WebGL, alterar o valor para 1 e guardar as alterações.
Reiniciar o browser para surgir efeito.
Para além deste projecto, também já foram realizados outros para as consolas Game Boy e Nintendo Entertainment System (NES).