Pplware

n64js – Um emulador Nintendo 64 em Javascript e HTML5

O HTML5 é definitivamente uma caixinha de surpresas e veio para revolucionar.

Esta nova versão do HyperText Markup Language foi introduzida em Janeiro de 2011 e desde então que tem vindo a mostrar o seu grande potencial na construção de uma nova geração de aplicações web, apesar de ainda estar numa fase de expansão e  exploração, já mostrou grandes qualidades e grande potencial para num amanha poder substituir de vez o Flash e, ou outras linguagens de programação.

Dos vários vários projectos que já se conhecem em HTML5, jogos, Cloud IDE’s, animações avançadas, etc, também está a potenciar, recorrendo ao WebGL, a criação de emuladores de algumas consolas bastante conhecidas.

O WebGL é um JavaScript API e foi criado pela Khronos Group em 2005 tendo como base o OpenGL ES 2.0, no entanto este API começou a ganhar força depois de um dos maiores programadores da Mozilla, Vladimir Vukićević, ter mostrado em 2006 um prototipo de processamento 3D recorrendo ao elemento Canvas do HTML5. A partir de 2007 a Mozilla e a Opera começaram a implementar este API nos seus browsers, e actualmente é suportado por todos os browsers conhecidos, menos pelo Internet Explorer.

Nos últimos tempos, tenho visto o HTML5 a proporcionar grandes projectos de processamento gráficos 2D e 3D, no entanto, há uns dias vi um video de um velhinho jogo, F-Zero X para a Nintendo 64, e lembrou-me os velhos tempos que passei a jogar este jogo, então fiquei com a curiosidade em saber se haveria ou não algum emulador em HTML5, após algumas pesquisas, encontrei este projecto bastante promissor, o n64js.

O n64js é totalmente feito em Javascript e recorre ao WebGL para processar os jogos da Nintendo 64.

Este emulador ainda está em fase inicial, apareceu há 3 dias, e neste momento ainda só suporta alguns dos primeiros jogos da Nintendo 64, como por exemplo o Super Mário 64, no entanto, os jogos são executados a um Frame Rate muito baixo, tornando assim os jogos lentos.

Browsers e versões suportadas

Como activar o WebGL no Opera:

Inserir na barra de endereços opera:config

Na barra de pesquisas do Editor, procurar por WebGL, alterar o valor para 1 e guardar as alterações.

Reiniciar o browser para surgir efeito.

 

Para além deste projecto, também já foram realizados outros para as consolas Game Boy e Nintendo Entertainment System (NES).


Homepage: n64js / Github / Emulador

Exit mobile version